faceboook

7 dicas para se preparar bem para sua primeira entrevista de estágio

O estágio é a primeira etapa para entrar no mercado de trabalho. Confira algumas dicas para estar bem preparado na hora da primeira entrevista de estágio.(...)

Autor: Redação Impacta

A entrevista de estágio é a primeira etapa para a conquista da tão sonhada vaga em uma empresa. O fato é que, muitas vezes, detalhes do comportamento que podem passar despercebidos pelo candidato podem levar por água abaixo essa conquista.

Confira, aqui, as principais dicas para quem está se preparando para esse momento. Esteja atento a esses lembretes e bom trabalho!

1 – Prepare-se

Alguns dias antes da seleção, pense sobre as suas experiências anteriores, tentando responder mentalmente perguntas que podem, em caso do famoso “branco”, comprometer sua entrevista, como: como se comportou diante de alguma situação de pressão nas suas funções anteriores, o que mais preza em si como profissional, quais seus principais pontos a melhorar, o que pretende agregar na empresa, por que tem interesse pelo estágio, etc.

Algumas dessas perguntas são facilmente respondidas se você conhece os valores da empresa. Então faça uma pesquisa sobre ela antes do processo seletivo. Caso seja iniciante no mercado, pense nas experiências que você teve em sua vida acadêmica e pessoal.

2 – Seja verdadeiro

Não minta sobre suas habilidades, competências ou trabalhos anteriores. É mais interessante que você seja visto como um inexperiente capacitado e com potencial que ter seu currículo jogado no lixo pela desonestidade.

3 – Demonstre interesse

Uma boa entrevista não é aquela em que você consegue responder todas as perguntas com 100% de qualidade. Demonstrar interesse perguntando sobre suas responsabilidades como profissional, o que é esperado de você, as oportunidades de crescimento e outros, também é fator que o ajudará a ser percebido como candidato em potencial.

A entrevista de estágio pode ser a entrada para o mercado de trabalho

4 – Tenha bom senso e equilíbrio, sempre

Não fique muito distante do entrevistador, mas não exagere na intimidade. Demonstre firmeza ao falar. Mantenha contato visual, mas tome cuidado para não aparentar arrogância.

A postura corporal também é importante e reflete muito o tipo de pessoa que é. Se estiver se sentindo nervoso ou ansioso, use a respiração a seu favor e mantenha suas mãos apoiadas sobre as pernas, por exemplo. Isso amenizará sua tensão, deixando-o mais seguro. Escute com atenção tudo o que lhe for dito, mantendo o foco e demonstrando interesse.

5 – Preocupe-se com a sua aparência

Se é a primeira etapa do processo de seleção, vista-se mais formalmente. Mulheres devem tomar cuidado com uso de saias e decotes exagerados, maquiagem pesada, evitar unhas e batons que chamem muita atenção. Para os homens, o mesmo é válido. Camisas de time, barbas por fazer, roupas com muita informação: nem pensar!

Muitas pulseiras, piercings, tatuagens aparentes e perfumes fortes podem passar despercebidos por empresas menos tradicionalistas. Não sabendo se é esse o caso, opte pela formalidade.

6 – Dê atenção às suas redes sociais

As redes sociais são ótima fonte de avaliação de candidatos. Esteja atento aos seus perfis, pois é bem provável que você seja analisado por recrutadores antes da seleção.

7 – Seja você mesmo

Por fim, aja com naturalidade. Independentemente do nervosismo, ansiedade e outros sentimentos que podem surgir no momento da seleção, o que contará de verdade é ser percebido como realmente é. O recrutador é uma pessoa que está acostumada com processos seletivos e tem experiência em perceber os mais diversos tipos de personalidade.

No final das contas, o que de fato o tornará um forte concorrente é ser visto como alguém preparado, focado e que possui pontos compatíveis com o perfil desejado para o cargo.

Para aprimorar o seu currículo e a sua experiência profissional algumas as habilidades são muito desejadas pelas empresas nos profissionais. Gostou das dicas? Conte-nos sobre sua experiência e nos ajude a aprimorar nosso conhecimento!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!