faceboook

TI Verde: qual sua real importância?

Você sabe o que é TI Verde? Confira o artigo e descubra ainda qual sua real importância para as organizações, para a sociedade e para o futuro do planeta.(...)

Autor: Rodrigo Cipullo

Na atual situação do planeta, os conceitos de desenvolvimento econômicos estão cada vez mais ligados à sustentabilidade. Como na maioria das atividades e indústrias, a Tecnologia da Informação também provoca um impacto significativo no meio ambiente, seja pela alta demanda no consumo de energia ou pela fabricação de peças e componentes.

Como implementar um projeto de TI Verde:

É fundamental para qualquer projeto de TI Verde começar com a decisão de uma plataforma com maior eficiência energética. Depois, há uma série de processos que podem ser implementados para reduzir ainda mais o consumo de energia sem interferir na produtividade. Porém, precisamos nos atentar para o início e o final desse complexo ciclo: a fabricação e descarte dos equipamentos.

Quando uma empresa decide adiar a renovação de seus computadores e equipamentos, ela não perde apenas em produtividade, mas também deixa impactos enormes no meio ambiente.

Os equipamentos antigos geram um alto consumo de energia, os processos de produção dos fornecedores podem não seguir padrões ambientais adequados aos dias de hoje, além de utilizar de componentes de teor altamente tóxicos como o chumbo e os produtos halogênios, elementos químicos utilizados para evitar o superaquecimento, que – além de difíceis de reciclar – podem ser tóxicos, que não são utilizados nos computadores e equipamentos mais novos.

TI Verde: descarte e reciclagem desses equipamentos também deve ser uma preocupação

O lixo eletrônico descartado em lugar impróprio acaba resultando em uma série de danos ao planeta. As opções mais adotas são reaproveitar esses materiais para, assim, serem novamente preparados e utilizados como matéria prima da indústria ou o descarte da maneira correta por uma empresa especializada.

Assim, o mundo da Tecnologia começa a adotar e criar ações para atender, cada vez mais, as necessidades de um mundo mais verde e sustentável. E com essas ações as empresas com os melhores indicadores ganham vantagens econômicas, propiciadas pelo governo, e, principalmente, uma melhor imagem perante a comunidade de TI e a sociedade, movendo suas ações e estratégias de marketing.

A importância para os negócios e organizações, sociedade e – acima de tudo – o futuro do planeta faz com que a TI Verde ganhe cada vez mais espaço e relevância entre os profissionais e futuros profissionais da área que precisam se antenar e inovar nesse sentido. Até para que todas as soluções criadas e propostas pensem, também, no desenvolvimento sustentável.

E aí, conhece algum projeto de TI Verde de sucesso? Deixe seu comentário!

Domine as ferramentas para ser um verdadeiro líder em TI

A Impacta tem os melhores cursos do mercado na área de tecnologia, gestão, criatividade e desenvolvimento. Conheça os treinamentos e prepare-se para atuar com TI Verde e muitas outras áreas!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!