faceboook

Novo logo da DC: veja dicas para criar bons logos

Novo logo da DC Entertainment divide opiniões de fãs e designers. Veja aqui o porquê e confira ainda algumas dicas para criar bons logos.

Autor: Bruno Saes

Na última semana, a DC Entertainment apresentou seu novo logotipo e as mudanças na identidade visual da empresa detentora dos heróis Batman, Superman, Mulher Maravilha, Flash e muitos outros.

A alteração engloba todos os braços da companhia, deixando de utilizar “Comics” no nome e no logo para mostrar a evolução da marca em outras mídias, além dos tradicionais quadrinhos. O novo modelo  está bem mais simples, adotando a tendência flat e com uso de cor única. A ideia é unir a história da marca, homenageando o período dos anos 1980, com as novas possibilidades do futuro da empresa.

Novo logo da DC está mais simples e sem cantos arredondados

A reação de fãs e designers ao novo logo da DC foram divididas. Para os críticos, a troca representou um retrocesso e ficou simples demais. Já para outros, o pior problema é que a ruptura com uma nova troca de logo em menos de 5 anos pode prejudicar a identificação com a marca. E você o que achou?

Para facilitar e entender melhor, separamos algumas dicas para criar bons logos:

1 – Não tente ser original, tente ser bom

Um dos maiores designers da história recente e criador dos logos da IBM e ABC, Paul Rand, defende que você deve se preocupar mais em criar algo bom do que necessariamente original. É claro que ele não defende que se copiem tudo, mas se você ficar buscando algo nunca criado, provavelmente só perderá tempo e não conseguirá criar nada.

2 – Desenhe, rascunhe…

Para criar um bom logo é preciso ter ideias. E, para isso, fazer brainstorns, discutindo e reunindo as ideias e os objetivos dos clientes são uma ótima opção. Após isso, é ideal passar tudo para o papel – ou tela de computador ou tablet – realizando testes e rascunhos.

Os principais passos para acertar na ideia são conhecer o cliente, desenhar, tomar notas e ir criando iterações do projeto. Assim, seus desenhos estarão mais perto de chegar ao logo ideal.

3 – Lembre-se do contexto

Ao se criar um logo é muito importante levar em conta o contexto em que ele está inserido. Quem é o público-alvo? Qual é a personalidade da empresa? Onde estão os consumidores da marca? Respondendo isso, fica mais em acerta o logo ideal.

Também é preciso pensar em um logo que fique bem tanto em um outdoor, quanto em um cartão de visita ou nos perfis de redes sociais, por exemplo. Ou seja, o seu logo precisa se adaptar a diferentes aplicações e tamanhos.

4 – Siga a subjetividade do cliente e não a sua

Quando se fala em arte e criação a subjetividade está sempre presente. Afinal, estará sempre influenciado por desejos, opiniões e gostos pessoais. Porém, em um projeto de logotipo, essa subjetividade que dá a liberdade de criação ao designer não garante necessariamente um bom trabalho.

Isso por que o que mais importa é que a criação alcance o objetivo do cliente. São os objetivos da empresa e sua personalidade que devem determinar os critérios de escolha de cores, formar, tipografias e outros elementos do logo e não o gosto do designer.

Para facilitar isso, criar um guideline definido pelo cliente e pelo artista pode ser o segredo, garantindo que a entrega seja mais objetiva e completa possível.

5 – Escolha e domine a ferramenta certa

As dicas anteriores ajudam a entender como ter a ideia de um logo. Porém, não adianta ter uma ideia genial se a execução não for com qualidade. E escolher a ferramenta certa te ajuda a garantir isso.

Softwares como o Photoshop não são os mais indicados para esse tipo de criação, pois não é específico para trabalhar com vetores. A ferramenta mais comum para se criar bons logos é o Adobe Illustrator, que permite criar desenhos e peças gráficas com mais facilidade.

Domine o Illustrator para criar bons logos

A Impacta tem os melhores treinamentos de art e Design, sendo uma parceira oficial Adobe. Com os cursos de Illustrator CC – Módulo I e Módulo II, você conhece a última versão da ferramenta que permite criar ilustrações e logos com qualidade.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!