faceboook

6 dicas para você desenvolver o pensamento criativo

A criatividade é uma habilidade fundamental para encontrar soluções de problemas. Veja aqui 6 dicas para você desenvolver o pensamento criativo!

Autor: Bruno Saes

A criatividade deixou de ser uma característica de pessoas com perfis específicos e para determinadas áreas de atuação. Hoje a inovação é um grande diferencial para qualquer profissional. Mas como fazer para desenvolver seu pensamento criativo?

Para te ajudar com isso, o fotógrafo e professor da Universidade de West London, John Ingledew, apresenta em seu livro How to Have Great Ideas: A Guide to Creative Thinking (Como ter Grandes Ideias: Um Guia para o Pensamento Criativo, em português) 53 estratégias para incentivas o pensamento criativo.

Com base no livro, separamos 6 dicas para você desenvolver o pensamento criativo. Confira:

1 – Sempre se pergunte: “O que mais eu posso fazer com isso?”

É comum que olhemos para os objetos, materiais, construções ou tecnologias com a lente “viciada” pelo hábito. Assim, não conseguimos enxergar as inúmeras possibilidades que podemos tirar de qualquer coisa. Perguntando “O que mais eu posso fazer com isso?”, podemos chegar a novas ideias.

2 – Enxergue os detalhes que ninguém vê

Sabe aquele detalhe surpreendente que você só percebe quando olha pela quinta vez ou quando vê de outro ângulo? As pessoas criativas são especialistas em observar esses detalhes, reunindo e utilizando aquilo que a maioria das pessoas ignora.
Tendo um olhar mais curioso e ativo para o mundo ao seu redor, você verá que ele pode te revelar muitas ideias.

3 – Simplifique

Muitas vezes a sobrecarga de informações acaba atrapalhando para encontramos a solução de problemas. Ser criativo também é ser capaz de simplificar. Para encontrar soluções para desafios, veja se é possível simplificar tudo em 10, 5, ou até mesmo 3 palavras.
Um exercício definido pelo escritor Ernest Hemingway pode te ajudar a ser mais simples nas suas ideias. Pense em uma história que você conhece ou criou. Agora reescreva em apenas seis palavras.

4 – Abrace o absurdo

Essa ideia te parece absurda? Mas e se você pensar que as ideias mais criativas dos séculos XIX e XX eram consideradas absurdas? Os exemplos estão em diversas áreas como na música, na literatura e na arte. Não dispense uma ideia por ela parecer sem sentido ou surreal.

5 – Reposicione ideias

Ao alterar o modo como algo é visto ou utilizado, você já pode revelar novas possibilidades e ideias. Para isso, é necessário buscar cada ponto de vista possível ou fazer uma mudança de contexto, tirando as coisas do seu lugar casa habitual.

6 – Improvise

A improvisação nada mais é do que utilizar a criatividade em situações extremas ou de emergência. É uma maneira de pensar e agir que pode conduzir a soluções inteligentes nas situações mais difíceis.

Saber improvisar te ajuda a sair da sua zona de conforto e encontrar soluções criativas para resolução de problemas.

Eu não encontrei o livro How to Have Great Ideas: A Guide to Creative Thinking para venda no Brasil, mas está disponível no site: laurenceking.com pelo preço de US$30.

Veja também: Artigo te mostra como podemos aprender e ensinar criatividade com a chamada educação criativa.

Seja um especialista em criatividade e design

Conheça os cursos e treinamentos de Art e Design da Impacta e domine as melhores ferramentas do mercado de criação e produção, com a qualidade certificada de parceiros oficiais como Adobe e AutoDesk.

Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!