faceboook

Veja as 4 principais empresas do mercado de games e como ser parte delas

Quem nunca sonhou em trabalhar em algo tão divertido como uma empresa que fabrica games? Conheça os principais nomes e como fazer parte do mercado de (...)

Autor: Redação Impacta

Quem nunca sonhou em trabalhar em algo tão divertido como uma empresa que fabrica games? Pois é, esse é o emprego dos sonhos de muitos gamers, que muitas vezes almejam isso desde crianças. No entanto, isso pode não ser tão fácil quanto parece.

Esse mercado vem crescendo assustadoramente e já movimenta bilhões de dólares por ano, passando ao largo de ser uma mera brincadeira juvenil. Mas se mesmo assim você se interessa por essa área e gostaria de obter um cargo nas maiores marcas do ramo, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer parte delas.

Conheça as principais empresas do mercado de games e saiba como trabalhar nelas:

Sony

A Sony é um gigante mundial em eletroeletrônicos e quando falamos de jogos a coisa não muda de figura. Responsável pelo console mais popular de todos os tempos, o Playstation, a marca segue inovando e tem sempre lançamentos impressionantes, como as atualizações desse videogame e as versões como o PSP. Mais que uma empresa, ela é um conglomerado que envolve diversos estúdios, como Naught Dog, Team Ico e Santa Monica. Entre seus títulos mais populares estão Gran Turismo, God of War e Shadow of the Colossus.

Se você quer trabalhar lá, a companhia abre caminhos diferentes. Ela possui projetos de incubadoras em mercados emergentes como Brasil, Índia e China. Eles são basicamente uma ferramenta de procura de desenvolvedores interessados em trabalhar com as plataformas da Sony, especialmente o Playstation (confira mais aqui). É uma forma de procurar novos talentos e investir no futuro, portanto as habilidades desejadas são basicamente saber como trabalhar nesse tipo de sistema e como criar um jogo, em todos os seus passos. Se seu sonho é ocupar um cargo nessa gigante dos games, eles aconselham entrar em um dos programas, pois lá serão disponibilizadas todas as ferramentas que uma grande produtora tem e o caminho para ser um desenvolvedor licenciado.

Sega

O grande título da Sega é também um dos mais populares de todos os tempos: o veloz porco espinho Sonic! O último jogo, Sonic the Hedgehog 4, foi o que fez o pequeno mascote retornar à glória. Além disso, a empresa produziu Phantasy Star, Shinobi, Crazy Taxi, dentre outros.

A desenvolvedora constantemente se lança a procura de profissionais interessados em entrar no mercado de games. Itens básicos para requerer um cargo são o domínio do inglês, flexibilidade para trabalhar em horários extras e entender muito, mas muito mesmo da desenvolvimento. A formação profissional não é exigida, mas atualmente é muito bem vista nos processos de seleção.

Eletronic Arts (EA)

A Electronic Arts ou simplesmente EA é responsável por títulos como FIFA, The Sims, Need for Speed e Battlefield. Só isso já seria suficiente para fazer com que qualquer fã de games quisesse trabalhar lá, mas a empresa segue firme na busca de novos títulos para deixar o seu público ainda mais feliz. Em um recente processo seletivo, as qualidades exigidas foram total familiaridade com a cultura de games e conhecimento de todas as grandes plataformas: PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360, Xbox One, iOS, Android Windows, Mac, entre outras. Segundo o gigante dos jogos, a função específica de cada funcionário no trabalho depende de suas habilidades e das prioridades da empresa no momento.

Nintendo

A Nitendo é responsável simplesmente pelo personagem do jogo mais querido e vendido de todos os tempos: Mario! Mas nem só do pequeno e bigodudo encanador vive a marca. Ela dispõe de títulos como Donkey Kong, Zelda, Pokemon e F-Zero. Moderna e versátil, a companhia é o sonho de consumo de muitos profissionais do gênero. Para trabalhar lá, o programador não terá vida fácil: a empresa encerrou seus escritórios físicos no Brasil, por conta da alta taxa tributária do país. Ou seja, o primeiro requisito vai ser mesmo falar inglês! Além disso, a empresa valoriza o amplo domínio do mercado de games, experiência no desenvolvimento de jogos e a identificação dos gostos dos consumidores e público em potencial.

Essas são algumas das principais empresas produtoras de games no planeta e o caminho das pedras para ocupar um cargo dentro delas. O mercado está cada vez mais exigente e profissional, mas se esse realmente é seu sonho, não fique parado.

Fotolia_81709191_Subscription_XL-minBusque sua qualificação com quem ensina de verdade e te prepara para o mercado:

curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta Tecnologia introduz o aluno aos conceitos e técnicas essenciais de design e desenvolvimento de games, jogos interativos e ambientes virtuais para diversas plataformas. O programa do curso aborda, de forma abrangente, noções e processos que vão desde a criação de roteiros e cenários, passando pela elaboração de personagens, interface, regras e jogabilidade, até técnicas avançadas de animação, inteligência artificial e a criação de multilayers em 2D e 3D.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!