faceboook

Tendências 2016 – Educação Criativa: a criatividade pode ser ensinada

Sabia que a Educação Criativa é uma tendência para os próximos anos? Entenda o que é, a sua importância e as bases para essa técnica de ensino inovadora.(...)

Autor: Maurício Maruo

No post de hoje vamos falar sobre educação, mas de um jeito bem específico. Vamos falar sobre as tendências educacionais criativas. Já faz um tempo que queria escrever sobre o assunto educação, afinal sou professor desde 1995, mas o assunto é tão amplo que resolvi focar em Educação Criativa.

Mas o que é Educação Criativa?

Na verdade a questão principal não é propriamente explicar o que é a Educação Criativa, mas explicar o porquê dessa nova tendência ser tão importante para todos, independentemente da profissão que exerce.

Muitas escolas e centros de treinamentos tentam adotar um tipo de educação diferenciada e inovadora, mas na verdade acabam caindo no mesmo modelo educacional de anos atrás. Vamos conhecer as bases desse modelo de educação criativa para entendermos melhor.

Entenda as 3 bases principais da Educação Criativa

shutterstock_151473575-min

Self Education

O aluno não precisa mais de um professor para alguns ensinamentos básicos. A proposta é que ele seja “aluno/professor” ao mesmo tempo, sendo que ele deve aprender com seus erros e usar o senso crítico e criativo para resolver problemas.

Sem regras, sem pressão e limitações

Um bom exemplo de Self Education já esta sendo utilizado na Alemanha. Em algumas universidades, o aluno pode dar aulas para os professores, expondo pontos de vista diferentes e ajudando a desenvolver o lado criativo, tanto dele quanto do professor.

Interatividade

Quando falo de interatividade, não estou falando das redes sociais. Aliás, essas redes movimentam apenas 20% do conceito de educação criativa. Na verdade quando me refiro à interatividade são as formas de relacionamentos entre humanos e máquinas que precisa ser basicamente equilibradas. Por incrível que pareça as máquinas têm um papel importantíssimo no Ensino Criativo. Afinal todos amam ou odeiam a tecnologia.

Um bom exemplo do que estou falando acontece comigo e com a maioria da população do planeta. De um lado temos os “filhos” que são extremamente tecnológicos e aprendem tudo muito rápido e sozinhos, e do outro temos os “pais” que nem se quer sabem usar um smartphone, talvez por medo ou por não saber o que podem fazer, mas que carregam uma enorme bagagem de vida.

Essa forma de equilíbrio será alcançada em breve e, por isso, é uma tendência. Quando isso acontecer, o ser humano será um mix de experiência e vivência + inteligência criativa com rapidez. Uma forma de educação que esta acelerando esse processo, unindo o novo com o antigo, é a Gamificação.

Conectividade

Não é segredo que estar conectado a web ou a plataformas é fundamental para todo profissional, mas a conectividade que eu me refiro é algo maior. A conectividade da Educação Criativa é basicamente a ligação com você mesmo. Os dois itens acima só funcionam se você realmente se conhecer, e não estou falando sobre autoajuda, estou falando sobre limitações, verdades e equilíbrio.

Ser um profissional conectado é, acima de tudo, saber que você pode ser um professor para algumas pessoas e um aluno para muitas, sempre buscando um equilíbrio entre saber e aprender. O exemplo claro dessa conectividade é a onda de treinamentos Coaching, que estão começando a dominar o mercado educacional e que prometem o auto conhecimento profissional.

Espero que tenham gostado e a próxima semana o assunto é o novo comportamento humano. Deixe seu comentário e diga o que achou.

Artigo publicado originalmente no blog: mauriciomaruo.wordpress.com

Seja um especialista em criatividade e design

Conheça os cursos e treinamentos de Art e Design da Impacta e domine as melhores ferramentas do mercado de criação e produção, com a qualidade certificada de parceiros oficiais como Adobe e AutoDesk.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!