faceboook

Tendências Visuais de 2016: Imagem vale mais que 1000 palavras

A série de artigos sobre as tendências visuais de 2016 fala hoje sobre o poder da imagem e suas influências para esse ano.

Autor: Maurício Maruo

Dando sequência na sério de artigo sabre as Tendências Visuais de 2016, hoje o assunto é IMAGEM. Muitas vezes, quando falamos de imagem em a primeira coisa que lembramos é nosso querido amigo Photoshop, mas infelizmente nesse post não falarei sobre ele. 🙁

Mas por que não falar sobre o Photoshop?

Simples. As tendências visuais sobre imagens vão além dos softwares. Elas resgatam métodos antigos e apresentam novos. Então, provavelmente, hoje não falaremos sobre nenhum software e sim sobre comportamento e sentimento.

Vamos começar falando sobre o estudo comportamental que a Getty Imagem Editorial fez sobre as influências das imagem sobre nosso cotidiano em 2016. Dentre as apresentações podemos destacar:

Existência divina: Imagens com mais reflexão sobre a vida e a existência.

Imagens que representem a existência são tendências para 2016

Caos estético: Imagens que representam uma forma de rebelião contra a estética de consumo, onde o feio e bagunçado tem destaque importante.

Fotos de caos estético também são tendências de imagens para esse ano

Silêncio e barulho: Imagens com um ar solitário onde podemos ter contemplar o silencio do vazio ou combinações que transpareça som estridentes.

Imagens que remetam ao silêncio ou ao som devem ser muito utilizadas

Continuando a falar sobre comportamento e sentimento, gostaria de apresentar agora uma das empresas responsáveis por ditar o caminho da Tendência Visual nos próximos anos. Para quem achou que fosse Adobe, Apple ou Microsoft errou. Estou falando da poderosa DISNEY.

Com a compra de várias empresas grandes no setor de entretenimento, a Disney comanda a linguagem visual moderna, influenciando até mesmo a moda. Confira clicando no link abaixo:

Disney

Pois é, se formos analisar a palavra “Tendência” tudo nela esta relacionado ao futuro. Então, qual a faixa de idade vocês acham que é mais fácil de influenciar visualmente se formos pensar em futuro?

Mas voltando a falar sobre o assunto imagem, não podemos deixar de lado a tecnologia e já que não vou falar sobre software, o que podemos falar sobre tecnologia?

Em primeiro lugar tecnologia não se resume a softwares, e como o assunto é imagem, o aparelho mais simples de lembrar é a câmera. As câmeras fotográficas modernas podem fazer quase tudo, mas o que seria delas se não fosse a criatividade humana.

Como as selfies se tornaram mania desde 2012, a tendência para fotografia é inovar. E neste caso os drones são essa inovação. E hoje está muito mais em conta adquirir um drone para trabalhos profissionais.

E para finalizar esse post, nada melhor do que falar sobre algo que 90% da população humana tem. Sim, vamos falar sobre Smartphones.

A ideia de unir várias funções em um único aparelho já é coisa do passado e, portanto, a expectativa de novas tendências tecnológicas é criar periféricos específicos para esses fantásticos aparelhinhos. E quem agradece é a nossa visão, que, cada vez mais, pode desfrutar de imagens nunca antes vista e de formas super simples, bastando tocar na tela.

É o caso da famosa empresa de lentes Carson, que lançou uma série de lentes adaptáveis para qualquer tipo de celular, uma experiência única para qualquer mortal. Veja no vídeo abaixo:

Para quem se interessou em estudar tendências visuais relacionada a Imagens aqui vai a minha dica.

Deixe de lado o Photoshop e se concentre em estudar o comportamento humano, pois historicamente 80% do nosso comportamento humano é movido basicamente a estímulos visuais.

Valeu galera e aguardem pois em breve estarei palestrando sobre Tendências Visuais, assunto que agrada muita gente.

Texto publicado originalmente no blog mauriciomaruo.wordpress.com

Seja um especialista em criatividade e design

Conheça os cursos e treinamentos de Art e Design da Impacta e domine as melhores ferramentas do mercado de criação e produção, com a qualidade certificada de parceiros oficiais como Adobe e AutoDesk.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!