faceboook

Tendências 2016 – Cores.Todo ser-humano é muito parecido com São Tomé: Parte I

Tendências 2016 - Cores. Confira dicas para estudar as cores e suas combinações para entender as tendências visuais desse ano.

Autor: Maurício Maruo

Seguindo a lista de artigos sobre as Tendências 2016, vamos falar hoje sobre um assunto meio complexo, por isso, será dividido em três partes. Ambas estão ligadas com São Tomé, o santo que,  segundo a crendice popular, só acreditava no que enxergava.

Tendências 2016 - Cores. Entenda por que somos parecidos com São Tomé

Então, hoje vamos falar sobre as Tendências Visuais de 2016:

Obs: Se você faz parte dos 90% da população que adora imagens, aproveite pois o post está bem legal!

Na minhas aulas de Direção de Arte eu costumo fazer uma pergunta bem simples. “O que é imagem?”
Imagino que todos já devem estar imaginando milhares de respostas. Porém, a resposta é tão simples quanto a pergunta. Imagem nada mais é do que COR + FORMA. Então, para entendermos as Tendências Visuais de 2016 devemos primeiro começar com a base.

Tendências 2016 – Cores: A cor da vida

A cor da vida

Como a essência visual é determinada pelo sentimento, tanto é que existem várias terapias que utilizam as cores como base, então nem preciso lembrar quão importante é estudar cores. E para prosseguir esse estudo vou indicar alguns sites que podem ajudar bastante.

Colorotate

Ótimo site para quem está começando a estudar combinações de cores e suas relações umas com as outras, com um gráfico 3D que demonstra isso muito bem.

Peletton

Outro excelente site para estudos e combinações de cores. Com uma interface bem simples, dá pra visualizar todos os derivados de uma combinação de cores.

ColourLovers

Site para criar e compartilhar cores, paletas e padrões, sendo alguns arquivos free e outros pagos. Muito bom para comunidade dos designers, artistas, arquitetos, etc.

Adobe Color

Site oficial da Adobe já vem linkado com a nuvem, facilitando, assim, todo processo de escolha de cores para um projeto.

E já que estamos falando em Adobe, e para quem adora a facilidade mobile temos o COMBO de aplicativos do ADOBE CAPTURE CC. Esse app é simplesmente fantástico pois ele consegue:

  • Capturar cores e salvar em formato de paletas na nuvem para usar em qualquer lugar e por qualquer software Adobe.
  • Capturar imagens e transforma-las em vetor, tendo ainda a possibilidade se limpar áreas indesejáveis.
  • Capturar imagens e transforma-las em Brushs (pinceis), podendo ser usado tanto em Photoshop quanto Illustrator.
  • Capturar a iluminação de um ambiente com variação de cores, ótimo para retocar uma imagem com base em outro tipo de iluminação.

 

E para finalizar essa parte sobre as Tendências Visuais de 2016, vamos falar sobre a empresa mais querida do mundo por 99% dos amantes de cores. Vamos falar sobre PANTONE!

No final do ano passado a empresa Pantone lançou as cores de 2016. Com base em Paz e Serenidade, a companhia escolheu duas cores bases e essas escolhas foram feitas através do estudo de fatos que aconteceram no mundo. Para quem é amante de cores como eu, é só baixar a paleta de cores para softwares Adobe que a Pantone disponibiliza em seu próprio site.

Espero que tenham gostado do post e no próximo será sobre formas. Mais especificamente sobre ilustração.

Texto publicado originalmente no blog mauriciomaruo.wordpress.com

Seja um especialista em criatividade e design

Conheça os cursos e treinamentos de Art e Design da Impacta e domine as melhores ferramentas do mercado de criação e produção, com a qualidade certificada de parceiros oficiais como Adobe e AutoDesk.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!