faceboook

Como é fazer entrevista nas maiores empresas de tecnologia

Fazer entrevista nas maiores empresas de tecnologia não é fácil. Veja como é segundo as opiniões de candidatos que passaram pelos processos.

Autor: Bruno Saes

Como já falamos aqui no blog, as vagas em TI devem crescer e áreas como a de e-commerce aumentarão as buscas por profissionais especializados. Por esses motivos, o setor de tecnologia mostra que ainda tem espaço para candidatos qualificados, mas que as exigências estão mais altas.

Processos seletivos mais demorados e criteriosos

Essa minuciosa busca por especialistas pode ser comprovada olhando como exemplo os processos seletivos das maiores empresas de tecnologia do mundo. Uma característica em comum entre as companhias é o aumento do tempo de espera entre o contato com o candidato até a finalização do processo de entrevista.

Segundo pesquisa da consultoria Glassdoor, as etapas de entrevistas de empregos estão levando em média 23 dias em companhias como Google, Apple e Amazon. Anos atrás esses processos levavam cerca de 13 dias. Para algumas vagas específicas a demora pode ser ainda maior, como para engenheiros de softwares (média de 35 dias) e desenvolvedores de apps (28 dias).

Para entender essas mudanças, veja como são os processos de entrevista nas maiores empresas de tecnologia:

Para servir como comparativo, o estudo analisou os processos de contratação para a vaga de engenheiro de software em 13 das empresas de tecnologia mais populares: IBM, Intel, Cisco, Microsoft, Facebook, Google, Apple, Yelp, Yahoo, Uber, LinkedIn, Amazon e Twitter.

Alguns procedimentos são diferentes em cada empresa, mas outras tendências podem ser notadas. Por exemplo, sete das 13 companhias estudadas iniciam as entrevista com uma chamada de vídeo para triagem, enquanto IBM, Cisco, e Yahoo fazem uma entrevista por telefone. Apenas Twitter e Amazon exigem um teste online antes mesmo de iniciar o contato via telefone. É bastante comum entre as empresa é deixar a entrevista no local como último passo.

Apenas na fase de testes e contatos via telefone alguns processos podem demorar até um mês, mas esse tempo parece não gerar feedbacks negativos como mostra o estudo. Para checar as experiências de candidatos nessas entrevistas, foram conferidos mais de 100 comentários de profissionais que participaram dos processos.

Veja o que os participantes dizem sobre as entrevistas:

A Amazon teve um feedback bastante positivos dos candidatos que passaram pelo processo de entrevista com 49% dos comentários positivos e apenas 15% negativos. Embora tenha recebido críticas recentemente, o Uber também teve resultados semelhantes, com 51% positivo. Já a IBM teve as notas mais altas com 69% classificações positivas e apenas 5% negativas. A pior avaliação ficou com o Twitter, que teve 46 % de comentários negativos.

Outro ponto analisado na pesquisa é a dificuldade dos processos de entrevistas:

Como mostra a imagem acima, os processos mais fáceis não garantem experiências melhores aos candidatos. Por isso, o importante é estar sempre bem preparado para se sair bem.

E aí, já quer buscar sua qualificação para ser encontrado pelo mercado? Aproveite as condições especiais dos cursos da Impacta Tecnologia!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!