faceboook

Tendências de 2016: Antiga animação ganha nova vida

Antiga animação ganha nova vida com os cinemagraphs. Essa é a primeira da sequência de artigos sobre as Tendências de 2016 em arte e design. Confira(...)

Autor: Maurício Maruo

Hoje eu começo a criar uma sequência de artigos relacionados a tendências de 2016 no design, na arte, comportamento visual, marketing e educação.

E hoje falarei de uma tendência que estava praticamente morta, mas foi ressuscitado graças ao nosso grande amigo Facebook. Em 2013 a rede social de Zuckerberg já estudava a possibilidade de abrir a opção de GIFs animados nos posts, mas só em 2014 é que foi liberada a inclusão das curtas animações.

Com essa “nova/antiga” forma de posts a comunidade de especialistas em mídia social achou que o Facebook viraria um espécie parecida com o antigo Orkut. Porém com a intervenção das mentes criativas dos designers de plantão, nasceu uma nova forma de aplicação para essas apresentações.

A volta reformulada das “animações” é uma das tendências de 2016

Estou falando do CINEMAGRAPH, ou cinemagrafia, uma forma “nova/antiga” de gravar pequenos vídeos com apenas uma parte animada. Sendo praticamente uma bela imagem em GIF com pequenas partes animadas. 

A diferença é a forma de compactação, que tende a ter um tamanho menor que um vídeo, mas com qualidade quase equivalente, dependendo da mídia que pretende usar.

Mas como hoje tudo converge para o pensamento “Mobile First” essa nova forma de animação é super bem aplicada. Sites como Airbnb, TEDLive e ZIPKick usam vídeos como primeira página e já estão estudando a experiência de utilizar o Cinemagraph.

Veja alguns exemplos de belos e divertidos cinemagraphs: 

As belas imagens ficam com alguns pontos animados e o resultado é muito legal

Coca infinita é um belo exemplo de cinemagraph

Veja os vídeos tutoriais abaixo (em inglês) para ver como criar um cinemagraph:

Para os amantes de tecnologia Apple existe um App que cria os vídeos em formato Cinemagraph. Em um futuro artigo, mostrarei como criar esse tipo de animação utilizando o Adobe PhotoShop.
Fique ligado para os próximos posts sobre tendências de 2016. Deixe seu comentário.
Texto publicado originalmente no blog mauriciomaruo.wordpress.com

Seja um especialista em criatividade e design

Conheça os cursos e treinamentos de Art e Design da Impacta e domine as melhores ferramentas do mercado de criação e produção, com a qualidade certificada de parceiros oficiais como Adobe e AutoDesk.

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!