faceboook

6 tecnologias do futuro que já estão sendo concretizadas

Algumas tecnologias do futuro pareciam ainda estar distantes de acontecer, mas na verdade já estão sendo concretizadas. Conheça 6 delas aqui!

Autor: Redação Impacta

O chavão de que “o futuro é agora” nunca foi tão verdadeiro. Com investimento de pesquisa vindo de gigantes como Apple, Google e Microsoft, várias tecnologias do futuro, que antes só existiam nas mentes dos escritores de ficção científica, agora podem aparecer nas casas, nos bolsos e até ao tratar da sua saúde.

Para provar que dirigir e trocar o celular podem virar coisas do passado daqui a pouquinho, montamos uma lista com 6 inovações que já estão funcionando e logo logo podem fazer parte do seu dia a dia. Confira:

Project Ara faz parte de uma das tecnologias do futuro que já estão se realizando

Celulares imortais

Desenvolvido pelo Google, o Project Ara promete trazer de vez para os usuários o conceito de celulares modulares – aqueles compostos por pecinhas de encaixar vendidas separadamente. Com ele, você não vai mais precisar trocar um aparelho inteiro só por causa da câmera, por exemplo. Basta ir até a loja, pagar por uma nova lente e inserir no aparelho, como se tudo fosse uma pecinha de Lego.

Drones do cotidiano

Os drones já fazem parte da realidade do exército norte-americano há anos, mas para nós, meros cidadãos comuns, a ideia é um pouco mais recente. Lá fora, nos Estados Unidos, a Amazon já consegue deixar ovos, verduras e frutas na porta de seus clientes usando os tais VARPs (veículos aéreos remotamente pilotados).

Aqui no Brasil, uma pizzaria de Santo André, interior de São Paulo, fez algumas de suas entregas por meio de drones no ano passado. E já teve até drone sendo apanhado pela polícia ao tentar levar celulares para dentro de um presídio.

Tecnologia vestível

Relógios high-tech já não são novidade, mas nenhum se compara ao Apple Watch. Com sistema de monitoramento cardíaco, contagem de passos, conexão à internet e aviso de mensagem recebida, o relógio é a maior evolução dos wearables – as tais tecnologias vestíveis -, que já tiveram exemplos interessantes como o Google Glass e até esquisitices como as Necomimis, aquelas orelhinhas japonesas.

Carros que dirigem sozinhos

Já tem algum tempo que o Google utiliza carros autônomos em alguns de seus trabalhos, como a leitura de ruas para o Street View. Só que, até hoje, todos os veículos eram adaptações de outras montadoras feitas pela empresa.

Com o Google Self-Driving Car Project, a coisa é diferente: com mais de 1,6 milhões de quilômetros rodados em pistas de testes, os carros planejados e produzidos pelo gigante de buscas agora chegam às ruas de Mountain View, na Califórnia, sem volante e nem condutor. Aqui, tudo é passageiro, menos a tecnologia, que em breve também pegará a estrada com a Apple e seu Titan.

Tecnologias do futuro para o meio ambiente

No começo de 2015, o bilionário Bill Gates “quebrou” a internet ao aparecer em um vídeo onde tomava um copo de água potável retirado tecnologicamente do meio de excrementos. Tudo isso aconteceu graças ao Omniprocessor, um aparelho também capaz de transformar dejetos em eletricidade.

Quatro meses depois, foi a vez do cineasta James Cameron (diretor de Titanic, Avatar e O Exterminador do Futuro) apresentar o projeto Solar Sun Flowers, um aparelho de captação de luz solar que, assim como os girassóis, acompanha o trajeto do astro pelo céu buscando otimizar a geração de energia fotovoltáica. Tudo isso usando um software livre com código aberto.

Tecnologias do futuro para os militares

Desde a década de 1960, as forças armadas já planejam produzir exoesqueletos para o uso militar. Agora, cinco décadas depois, projetos como TALOS (Tactical Assault Light Operator Suit) trazem armaduras como as do Homem de Ferro para a vida real, transformando alguns combatentes em super soldados capazes de carregar facilmente até 300 quilos, além de se tornarem à prova de balas.

Fora os exoesqueletos, robôs como o Spot, da Boston Dynamics, também já são usados como cães eletrônicos no exército para monitorar e passar por terrenos inimigos.

Gostou dessas novidades? Então que tal já ir se preparando para fazer parte desta revolução tecnológica? Aprenda um pouco mais sobre hardware e seus fundamentos digitais e saiba como aproveitar as vantagens dos softwares livres no mercado!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!