faceboook

Você sabe o que é Big Data e como usá-lo? Veja aqui!

Ele é muito importante e ganha cada vez mais espaço em tecnologia, mas você sabe o que é o Big Data? Como utilizá-lo? Vejas as repostas no artigo de (...)

Autor: Rogério Fonseca

Nos últimos tempos, muito se tem ouvido falar a respeito de Big Data. O assunto tem ganhado muita importância no mundo da tecnologia. Mas você sabe de fato o que é o Big Data? Para que serve? Como utilizá-lo? Vamos a essas repostas para desvendar alguns dos segredos sobre esse assunto. Veja:

Descubra o que é o Big Data

O que é o Big Data?

De forma simples e resumida, Big Data é o termo usado para se referir a uma grande quantidade de dados coletados sobre uma empresa ou segmento de mercado.

Essas informações podem ser estruturadas ou não. Porém, o que determina a relevância desses dados não é a quantidade e sim a qualidade.

O que define o Big Data?

Normalmente o Big Data é conceituado em cima de 3 vertentes: Variedade, Velocidade e Volume.

O que define a Variedade é o fato de que os dados poderem ser gerados em vários os tipos de formatos, como numéricos em bancos de dados tradicionais, documentos de texto não estruturados, e-mail, vídeo, áudio e até dados de transações financeiras.

A Velocidade leva em consideração que a todo momento dados novos são criados na internet, podendo algumas dessas informações serem usadas estrategicamente em tempo real ou quase em tempo real por empresas.

Já o Volume está relacionado à grande quantidade de dados que são gerados dentro e fora da empresa.

Além desses, se fala também em outros dois conceitos que podem ser relacionados ao Big Data, são eles Complexidade e Variabilidade.

A Complexidade dos dados que existem atualmente se dá devido às várias fontes onde eles são produzidos, o que torna mais complicado estabelecer uma relação, corresponder, entre diferentes sistemas.

Em relação à Variabilidade, trata se do fluxo de dados que nem sempre são confiáveis devido picos sazonais ou acontecimentos esporádicos. Esse talvez seja um dos maiores desafios de gerenciar dados.

Big Data 2

Como utilizar?

O Big Data tem influência em praticamente todos os segmentos, por isso sua aplicação tem particularidades de acordo com o segmento que ele é aplicado.

A importância e utilização do Big Data se dão à medida que os dados gerados podem ser analisados para a obtenção de insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.

De forma bem simplificada, seria como ter os dados de desempenho de um atleta e com essas informações você traçar um programa de treinamento para que ele possa render mais e atingir resultados melhores.

Escolas e treinamentos

Apesar de ser algo relativamente novo, o Big Data vem ganhando grande importância no mundo corporativa e muito rápido. Hoje algumas instituições, como a Faculdade Impacta, promovem cursos de pós-graduação em BI com ênfase em Big Data preparando profissionais para o mercado de trabalho.

Diante deste cenário e da relevância que o Big Data vem ganhando a cada dia, é um tanto precipitado encará-lo como uma mero “modismo”.

Prepare-se para o futuro com a Faculdade Impacta

Pós-graduação em BI tem ênfase em Big Data

Para formar profissionais capazes de projetar, implementar e gerenciar sistemas e tecnologias que usam dados de fontes internas e externas, a pós-graduação em Business Intelligence com Big Data da Impacta oferece, além das aulas teóricas,  aulas em laboratórios com softwares fornecidos por parceiros como EMC e SAS.

Quer saber mais sobre o curso? Entre em contato com um consultor através do atendimento online, clicando aqui!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!