faceboook

Alunos de Sistemas de Informação apresentam projetos

Alunos do 1º semestre de Sistemas de Informação da Faculdade Impacta apresentam trabalho multidisciplinar com qualidade surpreendente. Confira aqui!(...)

Autor: Rodrigo Cipullo

Estudar na Faculdade Impacta é realmente desafiador, que digam os alunos do 1º semestre de Sistemas de Informação da Faculdade Impacta – período da manhã. Recém-chegados na instituição, eles tiveram a responsabilidade de realizar um trabalho multidisciplinar complexo em apenas um semestre. O desafio proposto pelo Professor Carlos Henrique Veríssimo, em conjunto com o Professor Vanderson Bossi, tiraram os alunos da zona de conforto.

O trabalho proposto foi criar uma solução de business intelligence para mineração de dados, trazendo informações e dados relevantes através de três ferramentas de mercado: RapidMiner, Pentaho ou Weka. O último passo foi apresentá-lo no auditório da Faculdade, o que ocorreu no dia 25/11.

Grupo de Sistemas de Informação analisa banco de dados de reclamações de consumidores

Alunos de Sistemas de Informação apresentam projeto

Um dos grupos, composto pelos alunos Bruno Henrique Costa, Pedro Pirão, Andréa Lino, Carlos Silva e Natália Carvalho, escolheu um banco de dados sobre reclamação de consumidores a uma determinada marca. As informações foram cruzadas e disponibilizadas ao “cliente”, apresentando os principais e mais comuns problemas no atendimento. Através desse resultado foi criado um dashboard com a análise atual e a análise preditiva, para dar todo o respaldo a empresa na tomada de decisões.

Para o aluno Bruno Costa, o trabalho foi uma experiência única: “Realmente agregou e trouxe muita bagagem para todos do grupo, trazendo um conceito que ninguém conhecia, quanto aos professores a gente não tem o que falar eles são ótimo, sai com um gás novo para os próximos semestres”.

Para o professor Vanderson, envolvido diretamente no projeto, esse tipo de trabalho é fundamental e de extrema importância para os alunos, professores e instituição: “Os trabalhos que nós desenvolvemos aqui com os alunos são importantes para o mercado de trabalho. Fazê-los terem contato com essas novas ferramentas é nossa obrigação, além de motivá-los a sempre buscar e aprofundar seus conhecimentos”.

Alunos fazem a análise do banco de dados público do ENEM

Projeto sobre banco de dados do ENEM foi apresentado pelos alunos do 1º semestre

Outro grupo de destaque foi formado pelos alunos Vinicius Bezerra, Lucas Cruz, Felipe Tadeu, Lucas Felipe e Victor Apolônio. Eles realizaram uma análise do banco de dados público do ENEM e verificaram, através de indicadores socioeconômicos, o desempenho e impacto desses indicadores nas notas e comportamento dos alunos que realizaram o exame. Foi trabalhado uma base de mais de um milhão de linhas, dos anos de 2012 a 2014, um trabalho fantástico que pode servir de base para instituições de ensino e órgãos públicos.

Um dos autores do trabalho Vinicius Bezerra conta que nunca imaginava realizar um trabalho desse porte no primeiro semestre do curso: “Esse trabalho de conclusão de semestre multidisciplinar é muito bacana, o aprendizado que a gente ganhou com esse projeto é muito grande”.

O Professor Carlos Henrique Veríssimo, idealizador do trabalho, ressalta que esse trabalho é importantíssimo e a tendência é que a cada semestre o nível aumente: “Para os alunos trouxe uma serie de competências que eles só iriam adquirir com o tempo e nos antecipamos isso, não de forma imatura, mas com muito conhecimento, o nível colocado nesses dois trabalhos é melhor que muitos TCC’s que eu já avaliei, o apoio da Faculdade é fundamental para esse processo”.

Você pode solicitar o acesso ao trabalho e dados minerados do trabalho de banco de dados sobre reclamação de consumidores pelo e-mail: nataliac_ribeiro@outlook.com

Você pode solicitar o acesso ao trabalho e dados minerados do trabalho de banco de dados público do ENEM: vini.min@hotmail.com

Você também pode realizar projetos e trabalhos dessa amplitude!

Inscreva-se no vestibular da Faculdade Impacta e estude na instituição que está, realmente, preocupada com seu aprendizado e futuro. Aqui você pode! Saiba como.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!