faceboook

Setor de tecnologia deve crescer 4,2% esse ano

Mesmo com um cenário econômico nada favorável, o setor de tecnologia deve crescer 4,2% nesse ano. E a expectativa é ainda maior para 2016. Confira!(...)

Autor: Bruno Saes

Não precisa nem repetir que o Brasil passa por uma época difícil economicamente. Mas mesmo em um momento de grave crise econômica, há uma área que ainda resiste e continua crescendo: o setor de tecnologia.

Segundo uma recente pesquisa da Advance Consulting, a área de tecnologia deve crescer 4.2% este ano. Em comparação com o cenário geral da economia brasileira, que terá uma redução de -3%, o crescimento é ainda maior. Aliás, o setor de tecnologia no Brasil costuma sempre crescer mais do que a economia geral. Como exemplo, nas décadas de 1990 e 2000 o segmento crescia em média de 12%, enquanto o geral subia a 3.6%.

Apesar desses números positivos, ainda segundo a pesquisa, nem todas as empresas do setor tiveram alta. Aproximadamente 18% delas tiveram mais de 15% de redução em comparação ao ano passado. Porém, essa queda foi recompensada por uma faixa de 26% das companhias que cresceram 15% no período.

Setor de Tecnologia tem áreas que cresceram até 15% em 2015

 Áreas do setor de tecnologia que mais cresceram:

Dentro do segmento de TI, as empresas que mais cresceram foram as especializadas em desenvolvimento de apps, mobilidade, cloud computing, data center  e ainda as que oferecem serviços e produtos como sistemas de gestão empresarial, fiscais e tributários.

Essas empresas estão aproveitando o momento de crise no país para encontrar nichos e oportunidades de crescimento. Muitas delas estão aumentando o quadro de colaboradores, buscando profissionais capacitados e certificados. Além disso, as companhias investem em marketing e vendas.

Previsão de crescimento ainda maior para 2016

Contrariando mais uma vez as previsões para o cenário econômico do Brasil, os especialistas e empresários do setor de tecnologia estão ainda mais otimistas para o próximo ano. A expectativa é de um crescimento de 12.6%. Para isso, o setor deve seguir a estratégia de expansão e com foco total em vendas.

Invista em seu futuro na tecnologia

Como você pode ler, o setor de tecnologia parece ser uma boa opção para se investir e buscar o seu lugar no mercado de trabalho. Para isso, você precisa estar sempre bem preparado com as ferramentas e técnicas mais buscadas pelas empresas. Faça isso agora com os cursos da Impacta!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!