faceboook

Nascimento e evolução das redes sem fio

Tudo mundo hoje utiliza a internet Wi-Fi. Mas você sabe como ela surgiu? Veja aqui e entenda o nascimento e evolução das redes sem fio.

Autor: Redação Impacta

“Um telégrafo sem fio não é difícil de entender. O telégrafo normal é como um gato muito longo. Você puxa o rabo em New York e ele mia em Los Angeles. A tecnologia sem fio é a mesma coisa, só que sem o gato”.

Esta curiosa frase foi formulada pelo gênio da ciência Albert Einstein e parecia prever um dos avanços mais fascinantes da tecnologia: a retirada dos fios dos sistemas de comunicação em rede, também conhecido como IEEE 802.11 ou redes Wi-Fi.

Esta nova forma de se comunicar só foi possível devido às décadas de estudos e pesquisas de diversos cientistas e engenheiros das comunicações. Atualmente a tecnologia wi-fi está presente em 25% dos lares ao redor do planeta, sendo que, só no ano de 2013, 2 bilhões de aparelhos com conexão sem fio foram vendidos no mundo.

Conheça um pouco mais sobre a história das redes sem fio!

Graças ao surgimento das redes sem fio é que você pode acessar a internet de seu smartphone

De onde surgiram?

Que atire a primeira pedra quem tem mais de 18 anos e nunca ouviu este som ao se conectar à internet. Antes dos roteadores, da fibra ótica e da internet a cabo de alta velocidade, acessar a web era um desafio para a paciência e para o bolso.

Com o passar dos anos, as empresas que ofereciam acesso à rede receberam um suporte ainda maior das empresas de tecnologia e institutos de pesquisa, como o IEEE – Instituição dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos – uma organização global que desempenhou papel fundamental nesta trajetória ao definir um padrão para conectividade sem fio no início dos anos 1990.

Em 1997 o comitê do IEEE definiu o padrão 802.11 como o escolhido para as redes . No início das operações do padrão a taxa máxima de navegação chegava somente a 2 Mbps. Dois anos depois, o mercado começou a absorver o padrão de conectividade sem fio e passou a desenvolver interfaces para o formato.

No mesmo ano algumas empresas preocupadas em garantir a conectividade de aparelhos de suas marcas criaram a Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). A empresa iniciou o uso de hotspots, pontos que permitiam a conexão dos aparelhos de redes sem fio em locais públicos. Este foi o começo de uma revolução do uso do computador pessoal.

Os notebooks ganharam força nesta corrida para acompanhar a rede e ultrapassou a venda de computadores de mesa.

Evolução das redes sem fio

O padrão 802.11 tem variações que foram criadas e aperfeiçoadas de 1997 para cá. Cada uma delas varia na taxa de transmissão e distância alcançada, algo que está totalmente atrelada à frequência na qual o padrão opera. Atualmente o padrão IEEE 802.11ac é a grande esperança dos estudiosos, ele permite transferência de dados a 433 Mbps, que consegue ser elevado a mais de 6GB em seu uso mais aprofundado.

Outra forma de rede wireless que é muito utilizada é o bluetooth. Trata-se de uma forma de transmissão mais simples e limitada, que conecta apenas alguns aparelhos a um servidor master.

Atualmente já existem redes com altas taxas de transferência de dados e é impossível dizer que chegamos ao topo do desenvolvimento dessa tecnologia e outras maneiras de conexão provavelmente serão testadas e adotadas. O surgimento da rede wireless permitiu à informação que acompanhasse toda a mobilidade do homem modernos.

Agora que você conhece como surgiu esta tecnologia, conecte-se com a gente e deixe seu comentário!

Seja um especialista em redes

Para ser o melhor profissional em redes, você precisa se preparar com a maior e melhor escola de tecnologia da América Latina. Conheça as diversas opções de cursos de redes da Impacta e conquiste seu lugar no mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!