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Qual emoji representa sua marca nas redes sociais hoje?

Quais os principais sentimentos atrelados ao seu mercado? As atuais ferramentas de monitoramento avançaram muito em indexação, categorização e mensuração de dados, mas ainda estão distantes de uma análise de sentimento confiável. Os emojis podem contribuir para termos resultados mais assertivos neste sentido.

Quando nos expressamos através de palavras, elas podem ser indexadas, categorizadas e, de certa forma, "contextualizados" por algoritmos. O grande desafio dos sistemas é a interpretação de duas manifestações humanas, demasiado humanas: a ironia e o sarcasmo.

O emoji, de outro lado, é um ícone que sintetiza uma sensação, um sentimento, em dois cliques. Rápido e simples. Permite uma apreensão imediata de um sentimento complexo, possibilitando uma nova gama de categorias para interpretar o que o usuário sente em relação a marca. Além dos atuais "positivo, negativo e neutro", teremos felicidade, alegria, tristeza, vergonha, raiva, etc.

Algumas marcas, como Pepsi, ESPN e até Hillary Clinton já estão criando emojis e incorporando em sua comunicação, como bem ilustra este artigo do Doug Sears Jr.

Pepsi é um exemplo de marca que utiliza os emojis em sua comunicação

Mas o que isso significa?

Acredito que estamos diante de um novo paradigma nos sistemas de monitoramento e interpretação de dados do usuário. Embora a taxonomia e a semântica continuem importantes na evolução da área, a semiótica passa a ocupar um espaço de destaque na inteligência de mercado. Especialmente se aplicada a interpretação e análise dos sentimentos relacionados às marcas manifestados através de emojis.

Conversei com Renato Shirakashi, diretor do Scup, a respeito do impacto dos emojis nas ferramentas de monitoramento.

"Hoje a análise de sentimento utiliza a tecnologia para fazer uma análise semântica e estatística, inferindo os sentimentos dos posts. Essa análise é sempre aproximada. Com a disponibilidade dos emojis, os sentimentos dos posts ficam explícitos, permitindo análises mais assertivas. Os emojis também criarão possibilidades de novos padrões de classificação, permitindo às ferramentas saírem do padrão positivo-negativo-neutro e explorarem sentimentos mais complexos, como humor, decepção, agradecimento, etc.".

Talvez, nos próximos meses, tenhamos uma novo item em nossos relatórios de monitoramento. Talvez ele seja apenas um emoji e, embora não possua uma descrição extensa, fale mais sobre a relação da sua marca com as pessoas do que os demais indicadores. Vamos ver como esse dado será incorporado às ferramentas de monitoramento do mercado e como as marcas vão reagir para se preparar e responder aos sentimentos de seus clientes.

E aí, o que acha da utilização dos emojis nesse sentido? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões com a gente.

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