faceboook

Conheça os principais cursos na área de TI

Você se interessa por Tecnologia? Quer trabalhar com isso? Então, você tem que conhecer mais sobre os diversos tipos e opções de cursos na área de (...)

Autor: Redação Impacta

Você já ouviu falar em Tecnologia da Informação, não é? Mas provavelmente você não tenha um conceito muito bem definido sobre as funções ou a importância dessa área para a nossa sociedade.

A verdade é que a TI é tão abrangente e útil para tantos mercados diferentes que é difícil englobá-la por completo.

Os profissionais de TI lidam com fluxo de informações, sua produção, armazenamento e segurança. Com um diploma em um curso de TI, você terá espaço praticamente em qualquer tipo de empresa, de finanças até produção cultural.

E mesmo em épocas de crise, a demanda por bons profissionais de TI só cresce. No Brasil, em 2015 houve um aumento de 5,8% no orçamento dedicado à indústria da tecnologia da informação, segundo a empresa de consultoria Gartner.

Você se interessa pela área e quer conhecer mais sobre os cursos?

Criamos um guia com os principais cursos na área de TI para que você possa descobrir as particularidades de cada área e decidir qual a que melhor se encaixa no seu perfil. Confira!

Análises e desenvolvimento de sistemas

Análise e Desenvolvimento de sistemas

No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas você aprenderá a projetar e implementar softwares voltados para gerenciar diferentes momentos da cadeia produtiva de seu cliente, pensando em suas necessidades e estrutura.

Para tal, são oferecidas disciplinas que ensinam linguagens de programação (como Java ou CSS) e padrões para internet (como HTML ou XML). O curso tem a duração de 2/3 anos.

Banco de dados

Imagine a enorme quantidade de informações disponíveis para cada empresa. Se elas não estão organizadas seguindo uma lógica, é impossível realizar qualquer tipo de trabalho. É por isso que o profissional especializado em Banco de Dados é tão importante.

Sua função é criar sistemas para ordenar informações, e depois mantê-los atualizados e seguros. O curso tem a duração de 2 a 3 anos, ao final dos quais o formando poderá atuar como Administrador de Banco de Dados, Analista de Dados ou Analista de Informações, entre outros.

Redes de computadores

Redes de computadores é uma das opções de cursos na área de TI

Quantos computadores são usados em uma determinada empresa? E se as informações de um forem vitais a uma pessoa que está em outro lugar? Como promover a comunicação rápida e eficiente entre todos esses terminais?

Escolhendo o curso de Redes de Computadores, você aprenderá como criar e gerenciar a infraestrutura de redes de um negócio. É importante levar em consideração o tipo de tecnologia que estará à sua disposição e as funções que a rede exercerá.

Além disso, o profissional tem que garantir que a rede está segura de vírus e hackers e estar pronto para resolver problemas com agilidade.

Gestão em tecnologia da informação

Os Gestores em TI são responsáveis por todos os recursos físicos (hardware) de uma estrutura de telecomunicações e também pelo planejamento e implementação de projetos utilizando recursos tecnológicos.

O profissional tem que manter todos os processos de TI de uma empresa no mais perfeito estado de funcionamento e, por isso, precisa ser organizado, comunicativo e saber liderar equipes.

Sistemas de informação

O bacharelado de Sistemas de Informação possui uma duração maior do que os outros cursos (8 semestres), mas também oferece uma visão global de todos os nichos da Tecnologia da Informação.

O profissional de Sistemas de Informação desenvolve novos softwares, administra redes de computadores e zela pela sua segurança, gerencia plataformas online e cria e mantém bancos de dados empresariais.

Sua relevância é extrema, considerando que cada vez mais as empresas se tornam ciente da necessidade de estabelecer uma presença na Internet ou de utilizar o meio virtual para otimizar seus processos.

Para garantir uma educação séria, é preciso procurar instituições reconhecidas pelo mercado e comprometidas com o aprendizado de seus alunos.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!