faceboook

Aprenda a melhorar a performance de computadores

Nada é mais irritante do que sua máquina travar bem quando está precisando, não é? Para evitar isso, te ensinamos a melhorar a performance de computadores.(...)

Autor: Redação Impacta

Uma situação desconfortável, e muitas vezes irritante, são os momentos em que nossos computadores travam completamente, inclusive fazendo com que trabalhos que estejam sendo executados, e já não tenham sido devidamente salvos, sejam completamente perdidos.

Já publicamos aqui no blog um artigo que aborda 5 ferramentas essenciais para a manutenção de PCs e hoje vamos falar um pouco sobre recursos nativos e instalações que podem melhorar a performance de computadores, tornando mais rápido, eficiente e seguro o seu trabalho.

O hardware e o software dos novos computadores evoluíram muito, porém, mesmo os que já gozam de toda esta inovação ainda passam por problemas de lentidão do sistema, processos que não executam corretamente, dificuldade de organizar e localizar arquivos, invasões, entre outros problemas. Felizmente isso pode ser contornado com alguns ajustes no sistema operacional, a instalação de um bom antivírus e outros programas essenciais para manter a segurança, e uma boa organização do seus documentos e área de trabalho.

Vamos às dicas que irão melhorar consideravelmente a performance de computadores:

Fotolia_48704635_Subscription_XL-min (1)

Ajuste a inicialização do sistema

Para diminuir o tempo de carregamento ao inicializar o sistema operacional, a dica é ajustar os processos, recursos e programas que são carregados juntos com a inicialização. Alguns recursos nativos, que vêm configurados por padrão, podem ser desativados, e muitos programas também, como gerenciadores de download, aplicações de mensagens instantâneas e até gerenciadores de e-mail, dentre outros. Tenha cuidado para não desativar algum recurso nativo essencial para o carregamento do sistema ou programas, com as aplicações de segurança.

No Windows, você pode fazer estes ajustes acessando a pesquisa do menu iniciar e buscando por msconfig. Na janela de exploração que vai se abrir, é possível visualizar e administrar tudo o que é iniciado junto com o sistema operacional. Desative os recursos desnecessários e mantenha apenas o essencial. Os demais recursos podem ser iniciados durante a utilização do sistema, conforme a necessidade.

Não polua sua área de trabalho

A área de trabalho no computador, que é justamente uma alusão à área de trabalho em um escritório, é a primeira janela carregada ao iniciarmos o sistema e é o local onde mantemos as principais ferramentas e recursos que utilizamos constantemente. Porém, cada ícone alocado na área de trabalho requer um certo processamento do sistema para ser carregado. Mantenha apenas o que for realmente muito utilizado. Programas ou recursos que sejam utilizados eventualmente podem ser abertos a partir do menu iniciar ou da navegação pelos documentos.

Execute limpezas regulares

Todos os processos que são executados no sistema operacional geram arquivos temporários ou registros. Arquivos que são excluídos com a exclusão simples do sistema geralmente ficam ainda alocados na lixeira do sistema. Para impedir que esses arquivos se acumulem pelo sistema operacional e causem uma certa lentidão, limpezas regulares devem ser executadas. O Windows possui alguns recursos nativos para isso, como a Limpeza de Disco e Desfragmentador, mas existem inúmeras ferramentas para auxiliar no processo, podendo a limpeza ser agendada para executar automaticamente.

Em um intervalo um pouco maior de tempo, é interessante também realizar limpezas físicas em sua máquina, para eliminar poeira e outras impurezas que vão se acumulando sobre os componentes. Já demos algumas dicas aqui na Impacta no vídeo Aprenda a limpar o seu desktop.

Proteja-se das ameaças

Os truques e ferramentas utilizadas pelos invasores para infectar a sua máquina evoluem em mesma velocidade que as aplicações de segurança criadas para protegê-la. Atualmente, ter apenas os antivírus em suas versões padrões do mercado tem se demonstrado ineficiente para barrar todas as ameaças virtuais.

Para deixar o seu sistema com uma segurança o mais próxima possível do ideal, é necessário ter outras aplicações além do antivírus, trabalhando em conjunto. Algumas aplicações que são essenciais para a segurança do sistema assim como o antivírus, são os firewalls e os antispywares. E não basta instalar os programas e esquecê-los no sistema, é preciso mantê-los atualizados e executar regularmente as suas varreduras para encontrar ameaças que por algum motivo tenham sido salvas ou instaladas em seu computador.

Mantenha a organização

Assim como no seu escritório ou na sua casa, quanto mais organizadas são as suas coisas, menos tempo você perde quando precisa encontrar aquela ferramenta ou aquele utensílio de que precisou de repente. Todo o tempo que for necessário para manter a organização, será compensado à medida que precisar de um recurso com certa rapidez e vai colaborar para um aumento da sua produtividade.

Assim também é com as ferramentas, recursos e documentos no seu sistema operacional. Para poupar tempo no momento que precisar encontrar um arquivo ou abrir um determinado programa, mantenha um padrão de organização e local para os seus documentos, e distribua os programas e recursos conforme o nível de importância, pelos menus de fácil acesso e a área de trabalho.

Entenda o sistema

Busque por tutoriais, artigos e os próprios manuais disponibilizados pelos desenvolvedores. Quantos mais íntimo do sistema você se torna, melhor será o seu desempenho com ele e maior também será a sua capacidade de manter a performance em alta. Tomando os devidos cuidados, podemos manter nossos computadores executando as tarefas com o máximo de potencial que possuem.

Tem sugestões de outras dicas que considera essenciais? Compartilhe conosco a sua experiência!

Seja um especialista em manutenção em Hardware?

A Impacta tem os cursos de Hardware mais reconhecidos do mercado, sempre te preparando para a realidade das empresas e comércio.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!