faceboook

4 dicas para se tornar um CIO de sucesso

Quer ser um CIO de sucesso? Conheça aqui tudo tudo o que um gestor de TI precisa saber para construir uma carreira de sucesso.

Autor: Redação Impacta

O gestor de TI possui um papel protagonista dentro da empresa em que está inserido. No seu dia a dia, precisa saber se relacionar com todos os setores e colaboradores da empresa, facilitar o entendimento dos CEOs em relação a tecnologias que precisam ser implantadas e estar sempre atento às inovações do mercado para se tornar um CIO de sucesso.

Dentre as inúmeras características que o CIO de sucesso precisa desenvolver, selecionamos quatro dicas que vão te ajudar a aumentar o prestígio e a atenção recebida por parte dos diretores e demais setores da empresa.  Confira!

Comunicar-se bem

Saber se comunicar bem é uma das características mais essenciais a um bom gestor de TI.

Os processos e tecnologias que passam por todos os setores da empresa são muitas vezes complexos ao entendimento de todos, e é o gestor que precisa transformar todos os termos técnicos em uma linguagem de mais fácil acesso aos diretores e colaboradores.

Entender o negócio

Para poder planejar com mais autoridade a infraestrutura de TI utilizada na empresa, agilizar os processos por meio de tecnologias e conduzir a empresa a inovações que a possibilitem estar sempre em crescimento, é necessário que o gestor de TI compreenda bem a fundo a atuação da empresa no mercado.

A partir do momento que o gestor passa a compreender de fato o negócio da empresa, ele pode atuar como consultor para os demais gestores da empresa, guiando-os na tomada de decisões que podem afetar toda a empresa.

Estar de olho no futuro

Para se tornar um CIO de sucesso, o gestor de TI também precisa estar sempre atento às tendências tecnológicas como um todo e principalmente aquelas que mais adequam as necessidades da sua empresa para continuar crescendo.

É preciso acompanhar a comunidade para saber quais serão as inovações de grande impacto e saber trazê-las para dentro de sua empresa.

4 dicas para se tornar um CIO de sucesso

Ser um agente de transformação

A tecnologia já é uma das bases para a maioria dos negócios, oferecendo suporte em várias etapas do processo de produção e gerência das empresas.

Por muito tempo, CIOs possuíam uma posição mais cômoda de participação na empresa, podendo esperar que a demanda por soluções fosse deliberada apenas pelos diretores e setores conforme as suas necessidades.

Atualmente, em uma economia que se torna a cada dia mais digital e dependente de apoio tecnológico, o CIO precisa tomar o controle de seu setor e buscar por inovações e melhorias constantes nas tecnologias já em uso na empresa, visando a redução de custos nos processos, agilidade e qualidade no que já é desenvolvido, e o desenvolvimento de novos produtos na empresa.

A TI já se consolidou como parceiro estratégico e essencial a sobrevivência das empresas em um mercado tão competitivo como o que vivemos.

Para acompanhar essa consolidação, CIOs devem estar sempre focados em desenvolver habilidades que os possibilitem se relacionar melhor com toda a empresa e lidar com as pessoas, quebrando uma característica mais fechada comum aos profissionais mais técnicos.

Atua como um gestor de TI? Quer se especializar para se tornar um CIO de sucesso?

Prepare-se para ser um CIO de sucesso com os cursos de Pós e MBA da Faculdade Impacta

Então, prepare-se na Faculdade Impacta Tecnologia, onde você aprende o que o realmente o mercado procura. Confira aqui as opções de cursos de Pós-Graduação e MBA!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!