faceboook

6 dicas incríveis para o uso de web fonts

Para aproveitar todos os benefícios na utilização das web fonts, é preciso seguir algumas práticas. Confira aqui algumas dicas para facilitar a sua (...)

Autor: Redação Impacta

As web fonts proporcionaram uma nova maneira de trabalhar com tipografia na internet. Antigamente, era preciso se limitar às fontes mais comuns, pois se dependia completamente daquelas que o usuário tinha instaladas no computador. Com as web fonts, esta obrigatoriedade é eliminada, sendo possível usar as fontes que o layout pedir sem precisar se preocupar com compatibilidade.

No entanto, para aproveitar todos os benefícios que as web fonts têm a proporcionar, é preciso aderir às boas práticas deste recurso. Afinal, o uso desregulado deste tipo de fonte pode comprometer a performance do seu site e impactar a experiência do usuário. Além disso, por mais que as opções sejam vastas, é preciso ter olhar crítico para escolher as web fonts que irão compor a página.

Confira conosco a seguir 6 dicas incríveis para o uso de web fonts:

1. Escolha a fonte para cada projeto

Durante a etapa do web design, a escolha de fontes não deve ser feita por acaso. Diversos fatores necessitam ser levados em consideração, entre eles a forma como o texto se encaixa no layout, a legibilidade e as características do público-alvo. As web fonts são uma excelente alternativa para a tipografia do seu site, mas é preciso saber escolher as mais adequadas para o seu projeto. Não é porque existem inúmeras opções que você irá encher a sua página com web fonts. Faça escolhas ponderadas que complementem os objetivos do site.

2. Fique de olho no tamanho

Às vezes pode não parecer, mas as web fonts causam um impacto na performance de uma página. Como não estão armazenadas no computador do usuário, o navegador precisa carregar todas as fontes necessárias além das páginas e imagens. Portanto, tome cuidado ao acumular muitas web fonts na sua página na internet. O total de tamanho de todas elas pode comprometer a boa experiência dos seus usuários. Fique de olho na diferença de tamanho total após acrescentar variações em negrito e itálico também.

Web fonts são muito importantes ao definir um layout de um site

3. Atualize-se sobre navegadores

Tenha em mente que os navegadores de internet estão constantemente mudando. Pode ser que apareçam novas facilidades relacionadas a web fonts ou a necessidade de adaptar alguma parte do seu código a novas tendências. Em uma de suas versões mais recentes, por exemplo, o Firefox passou a permitir o uso de fontes mais complexas, com ligaduras maiores e traços que invadem outras áreas da página. Para trabalhar bem com web fonts, você precisa ficar de olho em tudo que é introduzido de novo no mercado de navegadores de internet.

4. Experimente antes de comprar

Dificilmente uma web font que valha o seu investimento não irá oferecer a possibilidade de testá-la. Fique de olho nas possibilidades de pagamento e se há vantagens em adquirir pacotes ou fontes individuais. Por fim, teste os textos que você irá utilizar nesta fonte, com atenção dobrada a termos com acentos e outros símbolos. Afinal, não será nem um pouco bom descobrir tarde demais que a web font recém-adquirida não possui os caracteres que você precisa.

5. Considere fontes gratuitas

Só porque você tem a possibilidade de adquirir web fonts pagas, não significa que as gratuitas devem ser desconsideradas. Existem vários tipos de belas fontes que não custam nada e podem fazer a diferença no visual do seu site. Aproveite e consulte as opções do Google Fonts, o repositório de web fonts da gigante das buscas que pode ser exatamente o que a sua página precisa.

6. Faça testes

O processo de web design necessita sempre ser pontuado por muitos testes. Ninguém consegue conduzir um projeto inteiro apenas na teoria. Se você teve uma ideia diferente e gostaria de ver os resultados da aplicação dela, faça testes. Existem muitas web fonts disponíveis e maneiras de aplicá-las, então é essencial realizar os experimentos adequados para determinar se tudo se encaixa perfeitamente no seu site.

As web fonts trazem diversos benefícios para o web design, mas é preciso saber a melhor forma de utilizar este recurso para não impactar a experiência do usuário. Afinal, o usuário não vai permanecer em um site que demora para carregar.

Quer aprender mais e dominar a ferramentas de web design?

Então, não perca tempo e tire sua certificação ICS Web Designer da Impacta. São 4 cursos no modo Essencials e mais 3 no modo Advanced que te tornarão um especialista completo em design para criação de websites. Conheça ainda os cursos da Impacta Certificação e Treinamento para a área de Art & Design e também para Desenvolvimento. Todos os treinamentos te preparam realmente para o mercado de trabalho, ensinando na prática para o domínio das ferramentas mais utilizadas.

2 Comentários

  1. Daniel dos Santos disse:

    Comunicação de erro:
    Boa tarde,
    tem um erro no código dessa página: https://www.impacta.com.br/blog/2015/05/06/6-dicas-uso-de-web-fonts/
    O erro está após a frase: Você pode usar estas tags e atributos de HTML:
    código após a frase–>

     

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Daniel. Obrigado pela dica =D. Esse código é gerado pelo próprio WordPress. Vou analisar a melhor maneira para corrigi-lo. Abraços.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!