faceboook

7 dicas para criar excelentes fotos de casamento

O casamento é uma datas muito importante e um item fundamental nele é a fotografia. Para te ajudar, separamos 7 dicas para criar lindas fotos de casamento.(...)

Autor: Redação Impacta

O casamento é uma das datas mais importantes na vida das pessoas. A cerimônia carrega consigo a responsabilidade de sacramentar os primeiros passos do casal juntos tanto no âmbito jurídico quanto no afetivo e no religioso. E não é só para os noivos que a data costuma ser importante: familiares, amigos e afins costumam se emocionar tanto quanto os protagonistas da celebração.

Pessoas bem vestidas, familiares se abraçando, declarações de amor e gente se manifestando espontaneamente para onde quer que você aponte a câmera. A junção de todos esses fatores costuma ser um prato cheio para fotógrafos profissionais e amadores, mas retratar a cerimônia com a beleza que ela exige pode ser mais complicado do que parece à primeira vista.

Para facilitar a vida de quem pretende fotografar um casamento e não sabe por onde começar, nós separamos 7 dicas que podem te ajudar a criar excelentes fotos de casamento:

1. Antes da cerimônia, faça uma lista de tudo que deve ser fotografado

A maior dor de cabeça que você pode ter depois de uma cerimônia como essa é ter se esquecido de registrar algum momento importante. A dama de honra, o padre, os pais dos noivos: tudo deve ter o seu devido espaço. A prioridade deve ser, obviamente, o casal, mas é essencial que todos os que participaram do evento tenham o seu espaço.

Para evitar esse tipo de conflito pode ser interessante escrever uma lista marcando inclusive o que será fotografado antes, durante e depois do casamento.

Organizar as ferramentas é fundamental para evitar problemas ao tirar fotos de casamento

2. Organize suas ferramentas

Aqui não importa a marca ou a lente que você usa, é essencial que você saiba todos os limites da sua câmera e não se esqueça de nenhum material. Cartões de memória, baterias extras, lentes diversificadas podem ser bastante úteis em cerimônias mais longas.

Quanto mais diversificado for o seu material, melhor. O leque de possibilidades criado por ele pode ajudar bastante. De qualquer forma, ainda que você possua apenas uma câmera e uma lente é bom certificar-se de que a bateria está carregada e o cartão de memória vazio, pois perder um momento importante por falta de espaço na câmera pode ser traumatizante.

3. Conheça o local onde a cerimônia vai se realizar

Casamentos podem ser realizados nos locais mais inóspitos. Conhecer o local onde a cerimônia será realizada pode ajudar a se posicionar melhor que outros fotógrafos e conseguir fotos mais bonitas.

4. Lembre-se dos detalhes

Anel da noiva, sorriso da dama de honra, lágrimas escorrendo pelo rosto do pai do noivo, olhares perdidos – absolutamente tudo faz parte do material de um fotógrafo. Lembrar-se dos detalhes escondidos pode ser um diferencial e fazer com que as suas fotos não caiam no mesmo clichê de outros fotógrafos.

5. Nunca esqueça de que você é somente um fotógrafo

Tirar fotos boas exige certo malabarismo por parte do fotógrafo? Sim, em muitos casos exige, mas nunca é demais se esquecer de que os protagonistas do casamento são os noivos.

É preferível errar a mão em algumas fotos do que ser inconveniente ou atrapalhar um momento importante em nome de uma foto. Se não foi possível retratar a imagem que você sonhou, paciência. Jamais use isso como pretexto para aparecer mais do que deve. Um bom fotografo é aquele que quase nunca é notado.

6. Preste atenção ao fundo das fotos

A internet está repleta delas: imagens que poderiam gerar excelentes fotos, mas que falharam por conta de algum inconveniente no fundo. É um erro comum principalmente entre fotógrafos amadores, mas que pode ser facilmente evitado. Um pouco mais de atenção ao que está ocorrendo ao redor e você pode livrar os noivos de mais um ‘meme’.

O fundo das fotos pode consagrar também uma imagem, um bom enquadramento e um fundo bonito e você pode tirar a foto mais bonita dentre todos os fotógrafos presentes.

7. Tire fotos  de casamento com aspecto natural

Fotos naturais, de preferência com pouco flash, costumam se sobressair. É óbvio que vão ter momentos em que tanto o Flash quanto o Photoshop podem ser úteis, mas as melhores fotos são justamente as mais naturais. O tratamento posterior deve servir apenas para corrigir leves imperfeições, nunca para alterar detalhes da foto.

O grande dia chegou? Fique tranquilo, apronte a câmera e esteja preparado. O grande segredo para aprender a tirar fotos dos mais diversos tipos de evento é a prática. Não conseguiu os enquadramentos que gostaria? Fotografe outros casamentos, experimente ângulos novos, lentes diferentes, etc. Aproveite que a fotografia é uma arte, então, sempre há espaço para ousar um pouquinho e tentar fazer diferente.

2 Comentários

  1. Evy Abrahão disse:

    OLá. Fiquei muito interessado pelo seu post.Vou acompanhar ! Seu blog é TOP. Este tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!