faceboook

Nova busca do Google em mobile pode prejudicar pequenos negócios

A alteração no algoritmo de busca do Google para mobile passou a ranquear as páginas compatíveis com dispositivos móveis, penalizando os pequenos sites.(...)

Autor: Bruno Saes

Lançada nesta terça-feira, 21 de abril de 2015, a alteração no algoritmo de busca do Google para mobile passou a otimizar a classificação de páginas compatíveis com dispositivos móveis. Ou seja, com essa mudança, as buscas feitas pelos smartphones vão ranquear os sites com melhores ambientes para os dispositivos. Por outro lado, as páginas desenvolvidas apenas para telas grandes devem ter uma queda significativa em seus resultados.

O algoritmo favorecerá os sites com textos maiores, com links de clique fácil e sem necessidade de dar zoom para navegar de maneira rápida e natural. Por isso, o fato de ter um site responsivo e adaptado aos smartphones – que já era muito importante – passa a ser imprescindível, levando em consideração que hoje cerca de 60% da navegação no mundo vem dos aparelhos mobile.

Essa mudança, porém, não afetará as buscas feitas por tablets, notebooks ou computadores, que continuarão levando em consideração os outros quesitos de bom posicionamento na ranking do Google. Veja aqui e saiba pouco mais sobre SEO.

Nova busca do Google gera prejuízos aos pequenos negócios

Com esse novo cenário, sem dúvida os principais prejudicados são os pequenos negócios. A maioria das grandes empresas já tinha seus sites adaptados a essa realidade de mercado, e os grandes e médios negócios tiveram tempo para se preparar, pois o Google avisou a mudança há mais de 2 meses.

Já os pequenos empresários e comerciantes que têm suas páginas na internet provavelmente irão se surpreender com a queda de visitas causada por essa mudança. A novidade prejudicará principalmente aqueles que dependem do Google para serem encontrados, como, por exemplo, em buscas como “cafeteria em Moema”.

Novo algoritmo de busca do Google para mobile melhora o posicionamento de sites adaptados aos smartphones

Experiência do usuário como quesito de bom posicionamento

Essa mudança mostra que o Google, que sempre levou em conta o conteúdo de sites para posicioná-lo nos resultados, agora também está pegando muito no que se refere a experiência do usuário. Se você tem dúvidas se o site está bem ranqueado nas buscas feitas por smartphones, o Google disponibilizou um Teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Faça o seu teste e prepare seu site para essa nova era.

E aí, o que você achou sobre essa novidade nas buscas do Google? Deixe seu comentário.

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!