faceboook

Carreira em TI: conheça 13 profissões que prometem continuar crescendo

A área de tecnologia está em expansão, mas com falta de profissionais especializados. Confira as profissões promissoras para construir uma carreira (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

A área de tecnologia da informação está em franca expansão no mercado brasileiro e, com a grande demanda de trabalho, existem algumas profissões na área de TI que prometem continuar crescendo vertiginosamente nos próximos anos. Apesar disso, existe uma séria carência de profissionais no mercado.

Confira agora quais são as melhores oportunidades para você criar sua carreira em TI:

Desenvolvedores Mobile é uma das profissões de TI que devem crescer

1 – Desenvolvedor de aplicativos móveis

Atualmente, a maioria das pessoas tem acesso a smartphones modernos e a demanda por novas aplicações é cada vez mais alta. Seja para se comunicar, trabalhar, jogar ou apenas assistir vídeos, os aplicativos móveis são essenciais e têm uma aceitação grande por parte do público em geral. Quanto mais criativo, prático e funcional é o app, mais sucesso ele faz.
Desse modo, o desenvolvedor de aplicativos é um profissional que encontra uma demanda de trabalho muito grande no mercado, pois, além de desenvolver softwares, ele também pode fornecer suporte ao usuário para atualização do aplicativo e contribuir para resolução de diversos problemas, assim como garantir que os procedimentos de gerenciamento sejam seguidos corretamente.

Administrador de Database ou banco de dados está em alta

2 – Administrador de databases

Como as empresas acumulam cada vez mais informações (sobre funcionários, estoques, pedidos, demandas, etc.), elas também buscam profissionais que tenham a capacidade de tratar os dados, analisar, armazenar e proteger as informações corporativas em servidores modernos ou em sistemas de cloud computing.
Assim, o administrador de databases cumpre um importante papel dentro da empresa, uma vez que ele é responsável por organizar as informações e proteger os dados da instituição. Para isso, é fundamental ter conhecimento da linguagem estruturada SQL e de estrutura de banco de dados. Portanto, não deixe de estudar sobre arquitetura de computadores e o funcionamento dos sistemas operacionais.
Uma boa alternativa para adquirir esses conhecimentos é realizando cursos livres nas áreas de interesse, já que essa modalidade de estudo permite que você tenha a qualificação profissional desejada em um curto período de tempo e por um preço acessível.

Businesswoman at work

3 – Engenheiro de software

O mercado de TI se atualiza em uma velocidade impressionante. Por isso, a demanda por engenheiros que construam algoritmos modernos, programas inovadores e que saibam trabalhar com equipes de desenvolvimento é enorme. Além disso, é necessário ter domínio sobre desenvolvimento de softwares complexos e arquitetura de software.
Você é bom em redes e faz engenharia de software? Então a sua empregabilidade está em alta! Confira abaixo algumas das atuações que a área possibilita a você:

  • fazer projetos complexos em funções de liderança para conduzir o time na execução;
  • executar e acompanhar projetos;
  • dar suporte ao cliente, analisando as demandas e propondo soluções para os problemas apresentados.

Uma área em crescimento em TI é a de desenvolvimento de games

4 – Desenvolvedor de jogos

Os jogos virtuais têm uma procura muito grande e, graças a isso, a indústria dos games triplicou o seu faturamento na última década. Bons jogos são comprados, baixados e fazem muito sucesso, especialmente na era dos smartphones e tablets. Isso abre um leque muito grande de oportunidades para os profissionais de TI que trabalham com programação e design.
Vale destacar que o desenvolvedor de jogos não precisa trabalhar necessariamente com games para a diversão e entretenimento das pessoas, pois essa carreira é tão ampla que há diversos setores da sociedade com um leque de opções para a profissão. Por exemplo, muitas escolas e universidades já trabalham com os “serious games”, isto é, jogos para transmitir um conteúdo educacional ou de treinamento.

Businessman drawing a Cloud

5 – Administrador de redes

As empresas de tecnologia da informação estão investindo muito nas novas tecnologias de rede para aumentar a produtividade das PMEs, o que faz com que a demanda por administradores de redes continue crescendo vertiginosamente.
Geralmente, as organizações necessitam desse profissional para serviços nos equipamentos da rede, como a realização de instalação e configuração de computadores. Além do mais, as empresas estão cada vez mais preocupadas com os ataques de hackers, o que gera a procura por pessoas com cursos na área de segurança da Informação.

21cfb1e1-fb27-4a5e-9794-7feb7aa644e2

6 – Especialista em segurança da informação

Sistemas modernos e complexos de armazenamento, utilizados para proteger informações confidenciais nas organizações, também exigem um nível de segurança alto. Afinal, informações confidenciais não podem sair da corporação e nem todo funcionário pode ter acesso a dados gerenciais e financeiros da empresa, que devem ser acessados apenas pelos seus gestores.
Por isso, um especialista em segurança da informação é um profissional bastante requisitado e tem um dos salários mais altos da área de TI.

Arbeitsplatz

7 – Analista de sistemas

Implementar novas tecnologias em grandes corporações, indústrias e em PMEs é um grande desafio. Nessa hora, entra o analista de sistemas: profissional capaz de construir toda a arquitetura de software para que novas plataformas e ferramentas sejam aplicadas nas organizações.
Trata-se de uma carreira extremamente valorizada no mercado de TI, pois o analista de sistemas tem a grande responsabilidade de fazer consultas em banco de dados a fim de levantar informações e propor soluções para as demandas da empresa e dos clientes.

Web design concept

8 – Desenvolvedor web

O desenvolvimento de produtos e serviços online tem uma grande demanda, que seguirá em pleno crescimento nos próximos anos, o que gera novas oportunidades para desenvolvedores web, em especial no que diz respeito às redes sociais e comunidades voltadas ao desenvolvimento de novos sistemas e plataformas online.

9. Analista de business intelligence

O analista de business intelligence representa uma profissão muito importante para as condições do mercado atual. Isso porque as empresas desejam contar com colaboradores que saibam fazer melhores tomadas de decisões e com menor índice de risco para evitar grandes prejuízos diante da crise econômica e do aumento da concorrência.
Assim, o analista de business intelligence é o profissional responsável pela elaboração e análise de pesquisas de tendência de mercado. Ele também faz a análise preditiva e a de concorrência, assim como cria modelos estratégicos, de forma que possa alinhar as necessidades da empresa por meio de soluções técnicas eficientes.

10. Cientista de dados

Na atualidade, é raro encontrar alguma grande empresa que não precise do auxílio de um cientista de dados. A procura por esse profissional nunca foi tão alta como agora, uma vez que o surgimento de Big Data e o desenvolvimento de áreas como a de machine learning fez com que as organizações começassem a lidar com grandes cargas de dados, sendo a ajuda do cientista de dados essencial para transformar essas informações em estratégias úteis às instituições.
Uma das funções desse profissional é transformar essa grande quantidade de dados em insights de negócios para que as empresas possam aumentar as suas vendas. O desenvolvimento desse trabalho contribui também para tomadas de decisões mais eficazes, de modo a atingir resultados melhores. Veja a seguir mais algumas das atividades desenvolvidas pelo cientista de dados:

  • criação de modelos;
  • análise de dados em grande escala;
  • modelagem de arquitetura de sistema para ML e IA e criação de modelos para extração de dados de chatbots;
  • elaboração de criação de MVPs;
  • reconhecimento e extração de dados de imagens.

11. Engenheiro de IA

Das possíveis profissões na carreira de TI, a de engenheiro de IA é certamente uma das com menos profissionais capacitados no mercado. Isso contribui para que as empresas de Inteligência Artificial façam investimentos em treinamentos para que os seus colaboradores se qualifiquem para o cargo. Da mesma forma, a falta de mão de obra faz com que as organizações aumentem o salário de quem deseja trabalhar nessa área, além de oferecer inúmeros benefícios.
O engenheiro de IA desenvolve atividades com programação em linguagens como Python, Java e Scala. Ele também dá suporte para pré-processamento de bases de dados e faz análise com o cruzamento de diversas informações. O primeiro passo ideal para entrar na profissão é realizar um curso de engenharia da computação para, assim, aprofundar o conhecimento sobre os conceitos referentes a internet, automação e inteligência artificial.

12. Scrum master

O scrum master é outro profissional muito procurado pelas empresas, principalmente por causa da transformação digital, que alterou a forma de trabalho nas últimas décadas. Trata-se de um profissional capacitado para gerenciar times de programação utilizando metodologias de desenvolvimentos ágeis e processos objetivos.
O foco da carreira de scrum master está voltado para atividades de liderança e gestão de pessoas. Esse profissional deve ser capaz de gerenciar equipes ágeis para o desenvolvimento de software, proporcionando mais economia e qualidade de trabalho para a empresa. Como um diferencial em seu currículo, é útil fazer um curso superior na área de sistema da informação.

13. Gerente de expansão de TI

Por fim, mais uma das profissões que prometem continuar crescendo é a de gerente de expansão de TI. Esse profissional sempre pôde encontrar inúmeras oportunidades de emprego nos diversos segmentos de startups, mas agora até mesmo as empresas tradicionais estão contratando pessoas com essa qualificação.
O gerente de expansão de TI trabalha no direcionamento das informações por meio da base de dados da organização. Além disso, esse profissional tem a função de estudar mecanismos que possibilitem ampliar a infraestrutura tecnológica da empresa, assim como ajudá-la na adoção de tecnologias adequadas que façam a diferença diante da concorrência do mercado.
Agora que apresentamos as profissões de TI que estarão em alta no mercado, você já tem ideia de como pode construir uma carreira de sucesso na área. Destacamos a importância de se qualificar profissionalmente por meio de cursos e treinamentos que acrescentem às suas habilidades e ao seu potencial de atuação na empresa e no mercado de forma prática.
Quer trabalhar na área de TI e crescer no seu campo profissional? Então, saiba como aumentar a sua empregabilidade!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!