faceboook

Como criar um documento de políticas de Segurança da Informação

As informações que uma empresa possui são o seu bem mais importante. Confira aqui como criar um documento de políticas de Segurança da Informação.(...)

Autor: Redação Impacta

As informações que uma empresa possui são o seu bem mais importante. Com o progresso da internet e a utilização dos dispositivos móveis nas companhias, certamente ocorrem problemas de segurança que podem prejudicar algum setor. Por isso é essencial um planejamento e todo um trabalho da equipe de TI para que o processo seja feito com eficiência. Confira a seguir como criar um documento de políticas de Segurança da Informação.

O que é política de segurança da informação?

Ter boas políticas de segurança da informação pode ser fundamental para sua empresa

A PSI nada mais é do que um documento com o objetivo de registrar as diretrizes e os princípios de segurança adotados pela companhia, e que são observados por todos os colaboradores da equipe, além de serem aplicados a todos os processos e sistemas de informação. Para que a PSI tenha a aceitação, é necessário que os dirigentes participem de todo o trabalho de implantação com um acompanhamento constante para atualização dos dados.

Como criar um documento de PSI?

Primeiramente, é preciso fazer uma análise do que necessita de proteção na empresa, externa e internamente falando. Vale citar que toda a diretoria da empresa precisa apoiar a implantação dessa política de segurança a fim de não causar nenhum tipo de conflito no futuro. Faça um estudo de caso do que deve ser protegido, com a devida verificação do atual software, do uso da internet, bloqueios de websites, utilização de tablets e smartphones, acessos físicos, entre outras atividades que a companhia acredite que seja necessário.

Todos os procedimentos e as normas devem ser lidos e terem a aprovação pela área do RH, principalmente no que se refere às leis de trabalho, além do manual interno dos colaboradores da companhia. Após realizar estes procedimentos importantes, é necessário fazer um treinamento com recursos didáticos para demonstrar aos funcionários a PSI, com o recolhimento da declaração de comprometimento. Lembrando que a política precisa ficar disponível para os funcionários da empresa.

Vale ressaltar que a política de segurança da informação precisa sempre receber uma revisão, para ficar constantemente atualizada, com os dados necessários para a eficiência do procedimento. A empresa terá que nomear um colaborador a fim de monitorar a política, com o objetivo de procurar dados ou incoerências, que podem de alguma forma mudar o sistema como, por exemplo, alterações em processos gerenciais.

Atualização constante da PSI

O setor responsável precisa ficar atento às novas tecnologias, para analisar e ainda atualizar de maneira constante a política da companhia. Tudo para que sua companhia não fique com algum dado desatualizado, colocando assim a segurança da empresa em risco, o que pode trazer problemas sérios, afetando dessa forma todos os setores. Procure nomear um profissional com algum tipo de experiência na área para tornar o procedimento mais prático e para que o trabalho seja executado com maior eficiência.

É muito importante criar um documento de políticas de Segurança da Informação para sua empresa, portanto, não deixe de criá-lo, para garantir que tudo funcione sem maiores problemas.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Não deixe de comentar conosco suas experiências e dúvidas!

1 Comentário

  1. Emanuel de Almeida Raimundo disse:

    gostei

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!