faceboook

7 maneiras de aumentar suas chances de empregabilidade

Todo mundo já se perguntou em como conquistar o emprego desejado. Confira 6 métodos para aumentar suas chances de empregabilidade.

Autor: Bruno Saes

Nada mais natural do que se perguntar como entrar no mercado de trabalho ou mesmo como trocar de emprego. O que nem todo mundo sabe é que existem métodos para tornar esse processo mais efetivo – e é aí que você pode obter uma boa vantagem sobre um concorrente na disputa daquela tão sonhada vaga.

Conheça agora 7 dicas para aumentar suas chances de empregabilidade

1 – Participe de eventos

Se você ainda não criou uma agenda de eventos da sua área, faça isso hoje mesmo. Não existe lugar melhor para conhecer profissionais que podem te ajudar a chegar ao sonhado emprego em determinado cargo ou empresa.

São inúmeros os eventos em todas as áreas, sejam eles gratuitos ou pagos. Vá e não tenha vergonha, fazer networking em eventos é perfeitamente comum. Conheça aqui os eventos que a Impacta e a Faculdade Impacta realizam.

2 – Comente em fóruns específicos

Seja qual for sua área, certamente existem fóruns, grupos e comunidades, sejam em sites ou mesmo nas redes sociais. Realize uma busca sobre a sua área e encontre os canais com membros ativos, onde diversos assuntos são debatidos constantemente.

Após identificar estes canais, apresente-se e torne-se ativo, respondendo com propriedade às dúvidas dos demais membros e realizando questionamentos sobre temas interessantes que ainda não foram abordados.

3 – Participe de projetos de terceiros

Sabe aquele amigo ou conhecido que começou um projeto? Ofereça-se para ajudar e, mesmo sem qualquer verba, procure realizar seu trabalho da melhor forma possível, e se fazendo notar como um profissional sério, comprometido e competente.

4 – Faça cursos constantemente

Realizar cursos com frequência pode te trazer grandes vantagens. A primeira é o relacionamento, pois você deverá conhecer profissionais da sua área que já estão em empresas de seu interesse.

A segunda, e não menos importante, é que em uma avaliação do seu currículo dentro de um processo seletivo, as companhias levam muito em consideração o quão atualizado você está em relação aos conhecimentos e ferramentas necessárias para a realização do trabalho.

5 – Seja voluntário

O voluntariado, além de te ensinar coisas novas, pode te trazer novos relacionamentos estratégicos. Porém, seu maior foco está também na avaliação de recrutadores. Candidatos que realizam trabalhos voluntários têm sua imagem associada com um perfil dedicado, proativo e principalmente generoso – o típico profissional que se relaciona bem no trabalho e sabe atuar como ninguém em equipe.

6 – Cuide da sua globalização

Há anos falar inglês era um diferencial importante, hoje é fator desclassificatório. Se ainda não fala inglês, os caminhos são muitos, desde um curso intensivo em uma boa escola com maior foco em conversação, até viagens mais longas para o exterior, entre 3 meses e 1 ano. Assim que aprender o inglês, que como comentado anteriormente é visto como idioma básico, foque em uma terceira língua, conforme a necessidade do mercado e das empresas que estão em sua mira.

É fácil perceber que em todas as dicas acima a mensagem que prevalece é: esteja em evidência, faça cursos, seja lembrado, isso pode te garantir o primeiro lugar da fila para a vaga ou cargo que você busca.

7 – Tire certificações

Um dos fatores eliminatórios em um processo seletivo pode ser justamente a prova de que você realmente conhece aquele assunto relacionado à área onde pretende trabalhar. Dizer em seu currículo “possuo conhecimento”…  é uma coisa. Agora, dizer “possuo certificação”… é algo completamente diferente. Pode ser a diferença entre não ser contratado e ser contratado.

Alguns cursos são preparatórios para certificações, principalmente nas áreas mais solicitadas no mercado de trabalho.

8 – Dica Bônus: Domine as ferramentas mais usadas no mercado

O pacote de ferramentas do Microsoft Office inclui os softwares mais utilizados em escritórios e empresas de todo o mundo. Saber trabalhar de verdade com eles pode lhe ajudar a conquistar o cargo de seus sonhos. Por isso, confira aqui as incríveis vantagens de dominar o pacote Office!

Está começando a carreira? Então confira também o e-Book gratuito – Mercado de trabalho: como fazer um ingresso triunfal na sua área de atuação? Trata-se de um verdadeiro guia com dicas e práticas para você se preparar para começar a carreira com o pé direito.

Baixe agora o e-Book gratuito e confira!

Baixe o e-Book e veja como entrar para o Mercado de Trabalho

 Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!