faceboook

Como corrigir o erro 4015 do DNS

Quando temos um ambiente de médio porte contendo mais de um controlador de domínio, podemos nos deparar com o erro 4015 no visualizador de eventos do (...)

Autor: Eduardo Popovici

Muitas vezes nos deparamos com o congelamento de alguma aplicação importante, como um CRM ou ERP, e com um simples ato de reiniciar o serviço resolvemos o problema. Por que isso acontece? Os serviços dependem de outros componentes, alguns precisam de um espaço determinado na memória, outros precisam de largura de banda disponível. Enfim, uma série de fatores que, quando ausentes, causam o travamento da aplicação. Você deve entender bem não só quais serviços param de funcionar, mas o motivo pelo qual a parada aconteceu.

Este post apresenta uma situação bem interessante identificada durante o suporte a uma empresa que possui filiais diversas e mais de um controlador de domínio.

Quando temos um ambiente de médio porte contendo mais de um controlador de domínio, podemos nos deparar com o erro 4015 no visualizador de eventos do DNS. Este erro pode ocorrer por uma série de fatores que envolve um link lento, uma má configuração de QoS e até mesmo a instabilidade da rede interna da empresa – os motivos podem variar muito.

Navegando por fóruns internet a fora, vejo Administradores de Redes dizendo que não existe solução, outros pretendem alterar o Registro do Windows e alguns apenas mudam a configuração de replicação do AD para um tempo menor. Bom, a solução que hoje tenho a oferecer é para ambientes onde existe uma única Floresta, com um único domínio, porém, com mais de um controlador de domínio, onde um ou dois controladores apresentam o erro. Peguei este caso em dois RODCs em cidades remotas com link muito fraco e instável.

Imagine que você administra uma rede com cerca de 1.000 usuários, 20 filiais e 6 controladores de domínio, sendo dois deles RODC. Um dos controladores de domínio RODC está apresentando o erro ID 4015:

“O servidor DNS encontrou um erro crítico no Active Directory. Verifique se o Active Directory está funcionando corretamente. As informações estendidas de depuração de erro (que podem estar em branco) são “”. Os dados do evento contêm o erro.”

Este erro ocorre por algum tipo de instabilidade do link ou perda de comunicação momentânea, que é resolvida reiniciando o serviço de DNS. O problema é que existem aplicações que podem depender desse serviço e a rotina diária se torna absurdamente densa se tivermos que manualmente reiniciar o serviço todos os dias ou de 2 em 2 horas. Para tanto podemos criar uma tarefa que execute um script de stop e start do serviço de DNS apenas em servidores que estejam apresentando o problema, sem interferir no tempo de replicação entre os servidores. Siga os seguintes passos:
1) Crie uma pasta no servidor chamado Script. Eu geralmente crio em C:Scripts
 2) Abra o bloco de notas e digite os dois comandos abaixo:
net stop dns
net start dns
 3) Salve como dns.bat
 4) Crie uma tarefa que chame este script e configure conforme a necessidade, ou seja, faça com que seja executado diariamente ou de hora em hora.
Isso resolve alguns problemas bem direcionados para este erro em especial, mas também serve bem para outros serviços como o IIS e spoolers de impressão.

Que tal se especializar em ambientes de redes?

A Impacta possui os melhores os cursos e certificações em redes. Conheça as opções e torne-se um profissional ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.

2 Comentários

  1. Paulo disse:

    Ola Eduardo, criar tarefas com script é uma boa saída alternativa, porém é um paliativo, é preciso verificar se o AD DS esta funcionando corretamente.
    Abraço!
    Paulo

  2. Correto mestre Paulo, concordo com você.
    Na verdade a correção faz-se necessária sim. Este modelo é apenas uma ação rápida para que o funcionamento seja mantido enquanto é feito a validação do problema. Ações como esta são apenas dicas emergenciais e não devem ser consideradas ações definitivas.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!