faceboook

MacBook Air de 12" poderá mudar padrões do mercado de hardware

O novo MacBook Air de 12" será consideravelmente menor e poderá contar com somente uma entrada para periféricos, uma entrada USB Tipo-C.

Autor: Redação Impacta

Enquanto todos aguardam notícias sobre a tão esperada tela de Retina para o MacBook Air, um rumor surpreendente surgiu, apontando para uma direção completamente diferente: segundo Mark Gurman, do site 9to5mac.com, que tem um recorde positivo de acertos sobre produtos da Apple, o novo aparelho será consideravelmente menor, com uma tela de 12 polegadas e somente uma entrada para periféricos.

O choque da notícia se dá pela possibilidade desse novo design significar a retirada das atuais 3 entradas USB do MacBook Air, bem como o leitor de cartões SDXC, a entrada Thunderbolt e a conexão do carregador MagSafe 2.

Mas como isso seria possível? A resposta é simples: com uma única entrada USB Tipo-C, o novo MacBook Air de 12″ não só será capaz de conectar múltiplos tipos de dispositivos, como também ter a bateria carregada.

Tipos_de_USB

Para tornar uma única entrada USB funcional para usuários que ainda desejarem ou que precisem conectar seus MacBooks a aparelhos como impressoras ou dispositivos de armazenamento, a Apple pode muito bem desenvolver um hub leve e pequeno, talvez acoplado ao próprio cabo de carregamento a fim de não fazer muito volume no design final da máquina.

Apesar de parecer uma mudança absurda e até desnecessária, a ideia deste novo design é plausível por ser compatível com a história de busca da Apple por modelos de hardware menores e mais finos, o que sempre acelerou o processo de “envelhecimento” de seus aparelhos, processo esse que delineia os padrões de perfeição que norteiam os projetos da empresa.

Grandes exemplos de mudanças significativas feitas pela Apple – e que vieram a influenciar todo a indústria de hardware – vêm de longa data: o primeiro Mac foi lançado com um poderoso HD flexível de 3,5 polegadas, sendo um HD de 5,25 polegadas o padrão das máquinas modernas da época, deixado para trás em favor de drives de CD e entradas USB antes mesmo do mercado perceber sua necessidade. Da mesma forma, o primeiro iPhone abriu mão das teclas físicas para criar um novo padrão touchscreen que todo smartphone adotou anos depois.

 

Segundo Gurman, as novidades não param por aí. O MacBook Air de 12″ será menor que a versão de 13 polegadas, mas bem maior, tanto em largura quanto em altura, do que sua contraparte de 11 polegadas. Para fazer tudo caber dentro de um espaço reduzido, a Apple aparentemente diminuiu a moldura da tela e aproximou as teclas do teclado, agora dispostas de uma extremidade à outra no corpo do notebook. As teclas de função foram ajustadas para dar espaço ao botão Ligar e o trackpad perdeu a função “clicar” com movimento.

 

Embora as informações sejam “quentes”, Gurman admite que, uma vez que a empresa norte-americana trabalha em vários protótipos ao mesmo tempo, essa versão pode ser somente uma de muitas. Ele aponta, no entanto, que com um design tão fino, não há muito espaço para mais entradas, o que já diz muito por si só.

Enquanto seguimos aguardando novidades sobre a tela de retina, se os rumores a respeito da máquina com apenas uma entrada USB Tipo-C se confirmarem, a linha MacBook Pro também irá incorporar a mudança, ficando com aparelhos mais enxutos a fim de cobrir todos os nichos do mercado.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!