faceboook

Swift: conheça a linguagem da Apple para programadores

Lançada em 2014, Swift é a mais nova linguagem da Apple para desenvolvedores das plataformas iOS e Mac OS, criada para substituir o Objective-C.

Autor: Felipe Martins

O Swift é a mais nova linguagem da Apple, lançada oficialmente em 2014, em conjunto com várias outras novidades para desenvolvedores das plataformas iOS e Mac OS. Ela surgiu pra substituir o Objective-C, que era até então sua linguagem padrão, e tem como proposta tornar a programação de aplicativos mais fácil, flexível, limpa e divertida, unindo o melhor do Objective-C e do C sem ter as mesmas limitações de compatibilidade, incluindo ainda recursos totalmente novos e mais modernos.

Depois de anos de construção, a linguagem teve melhorias em várias áreas como compilação, debugging e diversos frameworks, sem perder toda a confiabilidade da base sólida que os já conhecidos Cocoa e CocoaTouch proporcionam aos programadores.

Swift também é amigável a novos programadores e consegue reunir com maestria a forma de escrita e expressividade de uma linguagem de Script com a robustez e confiabilidade de linguagens de construção de sistemas industriais.

Com a chegada do Swift, o que acontece com o Objective-C?

A priori, a proposta da Apple é bastante abrangente. Hoje é possível criar aplicativos utilizando exclusivamente o Objective-C, uma vez que a chegada do Swift não aboliu os recursos anteriores e o compilador utilizado é capaz de compreender ambas as linguagens, o que permite uma flexibilidade enorme na codificação de aplicativos híbridos, ou seja, que utilizam tanto Swift quanto Objective-C ou aplicativos já totalmente otimizados e criados com a nova linguagem.

Sem sombra de dúvida, é muito importante uma atualização dos programadores em iOS existentes para que as expectativas de ambos os lados sejam atendidas, tanto do lado da Apple com a disseminação da linguagem, quanto do lado da comunidade desenvolvedora com a criação de novos recursos e atualização dos já existentes.

Com uma mudança desta amplitude é muito comum surgir certo desconforto para programadores já atuantes, pois é aparente que toda experiência adquirida ao longo dos anos não terá mais validade, já que muitos conceitos deverão ser revistos do zero.

Eu diria que o fato de não saber Objective-C não atrapalha alguém que queira entrar na área. Porém, um programador experiente tem uma vantagem que é pouca observada. Qualquer programador, independente da linguagem, sabe que a documentação é algo crucial para um bom desenvolvimento. mas há caminhos que às vezes se tornam mais efetivos como, por exemplo, as informações compartilhadas pela comunidade desenvolvedora em fóruns, sites especializados ou até mesmo recursos desenvolvidos por terceiros. No momento, esta gama de conhecimento disseminado ainda é maior em Objective-C devido ao tempo que a linguagem teve pra se desenvolver, o que permite que alguém com este conhecimento possa se valer de informações de ambas as fontes, potencializando e facilitando muito esta transição de informações entre Swift e Objective-C. Até para novos programadores uma noção na linguagem anterior seria interessante pelos mesmos motivos.

Além do mais, o surgimento de uma nova linguagem acaba sendo uma enorme oportunidade, tanto para programadores iniciantes como para pessoas já com anos de experiência na área, pois se desenvolver juntamente com ela e participar de todo este crescimento potencialmente lhe tornará um especialista e um futuro programador Sênior. Obviamente, é possível chegar também a este patamar em linguagens já firmadas em mercado como Java ou C#. A diferença básica é que quando se inicia juntamente com uma linguagem se tem a vantagem de ser um dos primeiros profissionais qualificados, sanando um novo nicho e necessidades específicas de uma demanda crescente e que tende a ter um número menor de pessoas qualificadas a preencher estas lacunas.

Afinal, o que mudou na linguagem da Apple?

Houve mudanças significativas em relação a recursos fornecidos pela linguagem e sintaxe, que é a forma de se escrever um programa. A parte gráfica também recebeu novos recursos e frameworks específicos, assim como foi dada uma atenção maior à parte de games e o sistema de padronização vem sendo melhorado para que agora seja possível suportar novos recursos, com maior consistência, e manter diversos dos recursos já suportados atualmente.

Linguagem da Apple, o Swift trouxe novidades

Para programadores em Objective-C, o Swift parece bastante familiar, além de também ter uma proximidade com diversas linguagens já bastante presentes no cenário mundial. Esta semelhança permite uma unificação dos recursos Procedurais e Orientados a Objeto de forma concisa, além da introdução de novos recursos com uma curva de aprendizado muito favorável.

De forma geral, a mudança vem se mostrando muito positiva e vem ganhando uma atenção grande aos mínimos detalhes para tornar esta transição o mais tranquila possível.

Para qualquer pessoa interessada na área, esta, sem sombra de dúvida, é uma oportunidade única e que merece um lugarzinho nas prioridades de planejamento para os próximos meses.

Quer saber tudo sobre o desenvolvimento mobile? Faça o download do Guia Prático para o desenvolvimento de aplicativos mobile:

Guia Prático para o desenvolvimento de aplicativos mobile

O que você vai aprender com esse e-Book:

  1. Principais tendências e como aplicá-las Entenda o que muda no mercado de desenvolvimento mobile, como se manter atualizado e saiba usar de conceitos de big data, inteligência de negócios e internet das coisas para desenvolver seu projeto.
  2. As ferramentas essenciais Conheça e saiba como usar as principais ferramentas que facilitam o seu trabalho para desenvolver projetos completos e assertivos.
  3. Comece seu projeto Com todas as dicas, tendências e práticas que o e-Book te mostra, você completa o guia com toda a informação que precisa para se preparar e começar a desenvolver aplicativos móbile com qualidade.

Gostou? Quer saber tudo para desenvolver aplicativos mobile? Baixe agora mesmo aqui!

 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!