faceboook

Entrevista com Gilmar Miranda Cordeiro, aprovado no Curso Intensivo Tizen da Samsung

Aluno de graduação em Produção Multimídia da Faculdade Impacta Tecnologia, Gilmar Miranda Cordeiro é um dos aprovados no curso Intensivo Tizen da (...)

Autor: Bruno Saes

Gilmar Miranda Cordeiro é aluno do curso de graduação em Produção Multimídia da Faculdade Impacta Tecnologia e foi um dos designers aprovados no curso Intensivo Tizen do Samsung Ocean.

O Intensivo da Samsung tem duração de 9 semanas e é composto por atividades de capacitação e de desenvolvimento de soluções móveis utilizando a tecnologia TIZEN (Ux Design, Usabilidade, Design Things, Desenvolvimento, Empreendedorismo).

130572655441495449

O Blog Impacta conversou com ele para saber mais sobre essa experiência e oportunidade única. Confira!

Blog Impacta: Gilmar, tudo bem? Como foi o processo seletivo para participar desse curso?

Gilmar Miranda Cordeiro: Tudo bem. O processo de seleção para o curso foi realizado em duas fases. A primeira fez uma análise de currículo e portfólio, já a segunda era uma entrevista com o responsável pela seleção que fazia perguntas sobre: a vida do candidato, experiências diversas, formação universitária e cursos extras não só relacionados ao design – como no meu caso que fiz 5 anos de cursinho para medicina, mas não era o que eu queria e fui para a área de criação. O entrevistador também fez perguntas mais subjetivas e perguntas sobre noções de empreendedorismo. A entrevista durou aproximadamente 20 minutos.

BI: Como está sendo a expectativa de participar de um treinamento de uma empresa do porte da Samsung?

GMC: Está sendo uma das melhores experiências dessa minha pequena caminhada de 3 anos na área de design. Estou tendo contato com pessoas de diferentes mentalidades, experiências e contextos sociais, econômicos e culturais. Sem contar, é claro, que aprender com a Samsung e seus profissionais de excelente qualidade não tem preço.

A sensação de que “só sei que nada sei” se multiplica a cada instante na minha vida e nesse treinamento é exatamente o que está acontecendo. Cada aula assistida e cada tarefa realizada me mostram que devemos aprender o tempo todo e nunca subestimar a capacidade de que tudo pode significar muito mais do que criamos como verdade.

BI: Conte-nos um pouco mais sobre o conteúdo do curso e a tecnologia TIZEN.

GMC: A grade de conteúdo é bem extensa e conta com muitas particularidades. Vou citar os temas “mestres” como os tópicos: Noções básicas, intermediárias e avançadas sobre empreendedorismo; Modelo de negócios, suas técnicas e aplicações práticas; Desenvolvimento ágil; Validação de ideias; UX Design – últimos conceitos utilizados pela própria Samsung; Design Thinking (Design das coisas) e as técnicas e conceitos de Usabilidade.

O Tizen é um sistema operacional aberto e flexível, que foi construído de baixo para cima para atender as necessidades de todas as partes do móvel e ecossistema dispositivo conectado, como fabricantes de dispositivos móveis, operadoras, desenvolvedores de apps e fornecedores de software independentes.

BI: Qual a expectativa sobre esse aprendizado em sua carreira?

GMC: Por mais “pé no chão” que eu seja com relação a criar expectativas, quando acontece uma situação como essa da Ocean Samsung parece que meus pés saem um pouco do chão, mas só alguns centímetros.

Não tenho dúvida de que este curso agregará muito em minha carreira, não só como designer, mas também na minha vida empreendedora, já que somos obrigados a empreender quase que 24 horas por dia. Precisamos negociar a todo instante, para viabilizar uma ideia e até mesmo um relacionamento.

BI: Qual a importância do curso de Produção Multimídia da Faculdade Impacta para esse grande passo na sua carreira?

GMC: Negar a importância do curso de produção Produção Multimídia da Faculdade Impacta na minha carreira profissional seria atestar certa insanidade mental. Em apenas 2 semestres e meio, já me agregaram múltiplos conhecimentos e uma mudança na maneira de entender algumas coisas e de se fazer design. Aprendi muito com os professores, desde filosofia até produção 3D. A fama de ser um dos cursos mais puxados e de qualidade não é à toa. Só tenho a agradecer.

Confira outras entrevistas realizadas aqui no Blog Impacta:

2 Comentários

  1. Rodrigo Cipullo disse:

    Bela Entrevista!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!