faceboook

Recarga de baterias mais rápidas e fáceis

Para tornar a recarga de baterias mais rápida e fácil nos aparelhos móveis e carros elétricos, duas novidades apresentam diferentes e inovadoras soluções.(...)

Autor: Redação Impacta

A tecnologia para portáteis e os estudos para a industrialização de carros elétricos têm um problema em comum: a preocupação com as baterias. Para dar autonomia aos aparelhos móveis cada vez mais completos e multifuncionais e para os prováveis “automóveis do futuro”, duas novidades apresentam soluções com diferentes projetos. Veja um pouco mais sobre eles:

woman hand holding a touch white phone with charged battery on a

Recarregue sua bateria constantemente “via Wi-Fi”

A uBeam, empresa fundada por uma aluna da Universidade da Pensilvânia, criou um protótipo que recarrega a bateria de portáteis como celulares e laptops, sem a necessidade de fio, utilizando o ultrassom.  A tecnologia converte a eletricidade em som e a envia por meio das ondas ultrassonoras, que chegam em um receptor instalado no eletrônico, que converte novamente em energia elétrica para a bateria.

O protótipo permitirá que o usuário mova seu smartphone, tablet ou notebook em um determinados ambiente sem se preocupar com a duração da bateria, pois o dispositivo estará sendo recarregado constantemente sem ficar preso a uma tomada.

“Este é o único sistema de alimentação sem fio que permite que você use o telefone e se mova em um cômodo livremente enquanto o aparelho é recarregado”, disse a criadora do projeto, Meredith Perry, em entrevista ao New York Times. Ela ainda ressalta que o protótipo gera uma experiência semelhante ao do Wi-Fi, já que o usuário só precisa estar próximo do transmissor para recarregar seu aparelho.

Essa tecnologia pode causar até mesmo mudanças nos projetos dos dispositivos, pois permitiria uma bateria menor no aparelho, que seria alimentada constantemente. Os transmissores para a recarga são pequenos e podem ser colados em paredes, livrando o usuário dos vários cabos e adaptadores para tomadas. A empresa planeja lançar o produto nos próximos dois anos.

Etiqueta tipo app azul simbolo coche electrico

Nova bateria chega a 70% da carga em apenas 2 minutos

Pesquisadores da Universidade Tecnológica Nanyang, em Singapura, desenvolveram uma nova geração de baterias de íons de lítio que prometem recarregar até 70% em apenas dois minutos, além de durar mais de 20 anos.

A novidade representa uma melhoria na tecnologia já existente de íon-lítio. Os pesquisadores trocaram o grafite, que é normalmente usado para criar o ânodo da bateria, por um gel de dióxido de titânio. Através da nanotecnologia, os cientistas transformaram o composto para aumentar a velocidade do processo de recarga, carregando as baterias até 20 vezes mais rápido.

Essa novidade poderá deixar os dispositivos portáteis com mais bateria por muito mais tempo. Porém, a grande expectativa é que a tecnologia posso ser utilizada principalmente em carros elétricos, carregando a bateria em apenas 15 minutos. A novidade representaria grande avanço para um dos principais problemas nos “veículos do futuro”, permitindo que o motorista recarregasse a bateria quase que no mesmo período de tempo em que abastasse o tanque de combustível hoje em dia.  Os pesquisadores dessa nova bateria também afirmam que a tecnologia estará no mercado dentro de dois anos.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!