faceboook

7 habilidades e características desejadas pelas empresas

Já se foi o tempo em que apenas ser bem articulado garantia uma boa colocação no mercado de trabalho e uma carreira de sucesso.

Autor: Ednílson

Já se foi o tempo em que apenas ser bem articulado garantia uma boa colocação no mercado de trabalho e uma carreira de sucesso. Hoje as empresas buscam perfis profissionais bastante complexos e exigem dos recrutadores não só assertividade na contratação, mas que encontrem profissionais já lapidados.

Dando sequência à série Carreira em Foco, aqui vão 7 habilidades e características que avaliarão em sua entrevista ou durante seus primeiros meses na empresa.

 

Idioma

Há muitos anos o mercado exige de seus profissionais ao menos um idioma além do nativo, mas nunca foi tão importante como atualmente, onde ter o inglês como segundo idioma já não é considerado um diferencial – é considerado básico, assim como saber ler e escrever. Para a maioria das empresas atuais, o profissional que não possui inglês no mínimo avançado sequer prossegue no processo seletivo.

Observação estratégica

Falar sem pensar ou sem saber a fundo do que está falando pode te colocar em situações desastrosas em entrevistas, dentro da empresa e mesmo em sua vida pessoal. É estimulado que o profissional seja antenado, busque atualização constante e leia muito para que possa emitir opiniões que agreguem valor às discussões em um projeto novo, uma reunião de resultados ou qualquer situação que possa gerar uma nova ideia.

Proatividade

Entre todas as habilidades, proatividade parece ser a mais clichê. Porém, continua sendo uma habilidade bastante desejada pelas empresas. O profissional que possui a observação estratégica, mas não realiza uma ação peca pela omissão. Por isso, tomar atitude, levantar a mão, chamar a responsabilidade pra si é altamente positivo.

Paixão

A característica de fato mais procurada atualmente em um profissional é a paixão que ele demonstra pelos assuntos tratados em sua área de atuação, seja ele um engenheiro de software, um gerente de TI, um administrador ou qualquer outro profissional. Deixar transparecer a paixão por sua profissão lhe garantirá muitos pontos, não só em um processo seletivo, mas em toda sua carreira.

Flexibilidade

Em toda carreira, para todos os profissionais, existirão momentos em que ideias, projetos, decisões e muitas outras situações soarão inoportunas e é aí que muitos profissionais mostram sua rigidez de pensamento, seu lado mais combativo, muitas vezes contra algo que sequer foi avaliado, mas a conclusão é que não será bom ou não dará certo. Ter a mente aberta, pelo menos para escutar do que se trata, pode ser o início de um comportamento altamente desejado: a flexibilidade. Profissionais que são considerados bons ouvintes e se deixam até mudar de opinião após receber bons argumentos estão entre os profissionais com maior empregabilidade.

Empreendedorismo

Ao contrário do que se pensa, o empreendedorismo não se trata de abrir uma empresa, trata-se de realizar ideias, colocá-las em prática e isso pode ser feito no local de trabalho. Também chamado de intraempreendedorismo, é uma característica muito semelhante à proatividade, porém, com um viés mais estruturado, onde o profissional deseja realizar projetos inovadores mais ambiciosos dentro da empresa. Este profissional busca pensar, estruturar e analisar a viabilidade e depois apresentar para que o projeto seja executado o quanto antes .

Comunicação

Profissionais que têm a habilidade de transmitir de forma clara uma ideia e buscam o contato com outros profissionais a fim de gerar um vínculo têm grandes vantagens sobre os demais – basta considerar que estes conseguem viabilizar desde uma simples alteração em um planejamento ou estratégia, até o desenvolvimento de projetos mais complexos, simplesmente se comunicando com as pessoas certas e apresentando de forma clara seus objetivos, dados e argumentos.

Carreira

Agora que você conhece algumas das características e habilidades mais desejadas pelas empresas, diga, quais você já tem? Se te falta alguma, comece a trabalhá-la agora mesmo.

Confira também as matérias anteriores desta série, onde também trato da escolha certa para sua carreira no artigo Motivação depende de escolhas e sobre as atitudes nas redes sociais, avaliadas pelos recrutadores, no artigo Estou sendo monitorado nas redes sociais?

Boa leitura e boa sorte!

2 Comentários

  1. rafael rosendo disse:

    Me ajudou numa pesquisa aqui. Conteúdo completo para Análises

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!