faceboook

Como utilizar a função Manutenção do Internet Explorer

Cadê a opção de Manutenção do Internet Explorer? Sumiu! Saiba como utilizar essa função no Windows Server 2012.

Autor: Eduardo Popovici

Um belo dia você resolve modificar suas configurações de política de grupo pela GPO já criada e… cadê a opção de Manutenção do Internet Explorer? Sumiu! Quando você chama o relatório ela está lá, mas quando você tenta efetuar a mudança de configuração, não encontra a opção. A solução é mais simples do que parece, então aí vai a dica do dia.

Amigos, fiquem calmos pois esta opção não desapareceu. Na verdade, ela mudou de local e agora deve ser configurada através das preferências. Antigamente, em versões anteriores do Internet Explorer, você precisava ir até Configurações do Usuário, depois em Políticas e então em Manutenção do Internet Explorer. Porém, nas novas versões é necessário efetuar esta mesma configuração através das Preferências em Configurações do Painel de Controle, através de Configurações da Internet. Segue o print da tela para ajudar com o caso.

 Apenas como momento cultural: muitos servidores com Windows 2008 e 2008 R2, que estavam funcionando perfeitamente com a configuração antiga, sofreram essa modificação através de uma atualização automática e a opção de configuração desapareceu. Neste caso, existem alguns processos possíveis para resolver o problema:

No Windows Server 2008 e 2008 R2:

  1. Tente registrar a .DLL que habilita a configuração;
  2. Volte a instalação do IE do servidor para a versão 9 (não recomendado, mas resolve);
  3. Recrie a política com as preferências.

No Windows Server 2012 e 2012 R2:

  1. Recrie as políticas com as preferências.

No Windows Server 2008 é possível encontrar alguns arquivos .DLL com funcões específicas, bastando muitas vezes sua ação de registro para funcionar. Seguem abaixo os arquivos .DLL que podem ser registrados caso você tenha uma versão mais antiga do IE no servidor. Porém, recomendo fortemente a reconfiguração através de preferências, pois é possível designar um tipo de configuração para cada versão do IE.

  • Modelos administrativos e Scripts: Gptext. dll
  • Redirecionamento de pasta: fde.dll
  • Manutenção do Internet Explorer: ieaksie.dll
  • Segurança IP: ipsecsnp.dll
  • Chave pública e restrição de Software: certmgr.dll
  • Serviços de instalação remota: rigpsnap. dll
  • Segurança: wsecedit.dll
  • Instalação do software: appmgr.dll

Se gostou, comente. Se funcionou, comente. Se não… comente também! Sua opinião ajuda a melhorar o blog e, logicamente, fornecer conteúdo de qualidade para quem está com problemas.

Esse conteúdo foi postado originalmente no blog da HTBRAZ Connect, em 14 de agosto de 2014, e pode ser conferido aqui.

Que tal se especializar em ambientes de redes?

A Impacta possui os melhores os cursos e certificações em redes. Conheça as opções e torne-se um profissional ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!