faceboook

Como habilitar o uso de dispositivos USB pelo Hyper-V

Veja como você pode habilitar o uso de dispositivos USB pelo Hyper-V

Autor: Eduardo Popovici

Não quero jogar água fria em vocês amigos, mas o Hyper-V não possui suporte nativo para dispositivos USB. Porém, isso não significa que não seja possível a sua utilização. Temos duas formas atestadas para usar unidades USB em máquinas virtuais, porém algumas oferecem mais recursos que outras.

Ambas as técnicas deste post foram testadas em uma situação em que o Protheus (Microsiga) foi instalado em uma máquina virtual. Quem já trabalha com a solução sabe que o Protheus usa suas licenças através de um hardlock, que é um tipo de chave USB.

Sem isso as licenças não são aplicadas e nada funciona. A missão era exatamente do reconhecimento do hardlock em uma máquina virtual com o Hyper-V.

A primeira coisa que você deve considerar é o tipo de dispositivo que você precisa conectar. Se for um HD externo, é possível simular a conexão através do iSCSI Controler, porém isso não funciona com alguns modelos de pendrive e dispositivos USB. Neste caso, será necessário o uso de programas do tipo USB to Ethernet Connector, que transforma o dispositivo USB em um conector de rede.

Abaixo seguem os links das soluções, porém recomendo um laboratório de testes antes da aplicação em ambiente real. Notei que dependendo do software legado e da versão do Windows a VM se torna instável.

USB to Ethernet Connector

USB over Network

É hora de começarmos a configuração baseados em iSCSI:

1 – Conecte seu dispositivo USB em uma das portas disponíveis no seu computador (máquina host) e aguarde até que seja reconhecido pelo Windows Explorer;

2 – Abra o Gerenciamento do Computador (Winkey + X, depois Gerenciador do Computador – Windows 8, 8.1 e Server 2012);

3 – Clique sobre o Gerenciamento de Discos (Disk Management);

4 – Clique com o botão direito sobre a partição correspondente ao seu dispositivo USB e selecione a opção Alterar letra de unidade e caminho (Change drive letter and paths) e em seguida clique em Remover (Remove);

5 – Clique com o botão direito sobre o box que indica qual é o seu dispositivo USB (por exemplo, Disco 1) e selecione a opção Offline (o bacana é que este processo cai na prova 70-410, de forma mais simples, mas cai). Feito o processo, pode fechar o gerenciador de discos;


6 – Abra o Gerenciador do Hyper-V;

7 – Inicialize a VM onde você deseja montar o drive USB e mantenha-a “ligada”;

8 – No Gerenciador do Hyper-V, dê um clique com o botão direito sobre a VM que você deseja adicionar o drive USB e selecione a opção Configurações (Settings);


9 – Clique sobre a opção Controlador SCSI (SCSI Controller) e mande adicionar um novo Drive;

10 – Agora selecione a opção para inserir um Disco Físico (Physical Disk) e marque o drive disponível.

Obs.: O que pode dar errado? Em alguns testes que fiz a pendrive não ficava offline pelo ambiente gráfico, mas ficava offline quando utilizava o DISKPART.

Feito o processo seu dispositivo USB estará disponível para uso em sua VM e para desmontar o drive USB da VM basta fazer o processo contrário.

O Hyper-V não oferece suporte de acesso de uma máquina virtual às portas físicas COM e USB do HOST. O que o temos feito é amarrar uma sessão RDP, já que esse protocolo permite o redirecionamento da porta USB/COM física para a sessão de terminal remota. Ou seja, do host criar uma conexão RDP para a VM permitindo nas configurações RDP a utilização da porta USB local (HOST) na sessão remota (VM).

É muito importante lembrar que o suporte a USB é encontrado em hypervisores de uso local (VirtualBox, VmWare Workstation, etc), ou seja, a máquina virtual fica rodando apenas em uma máquina física (seu desktop), fora de um cluster, sem alta disponibilidade.

Quando falamos de um hypervisor de alta disponibilidade (Cluster Hyper-V, Citrix XenServer e etc), estamos dizendo que todo o suporte a USB é retirado para permitir que a VM seja migrada de um host para outro em caso de falha (alta disponibilidade).

O que alguns analistas ou técnicos não entendem é que a exigência de alta disponibilidade isola os dados de forma protegida em um storage enquanto todo o processamento e alocação de memória é feito por laminas devidamente organizadas através de uma conexão por fibra óptica. O Hyper-V não nasceu para ser um virtualizador menor de pequeno porte.

Espero ter ajudado e aproveito para lembrar que esta dica pode ser utilizada no contexto das provas do MCSA da Microsoft. Existe um vídeo muito bacana do Eduardo Henrique Rizo, que você pode usar como referência. Gostei do trabalho dele e achei bem interessante como complemento.

Se gostou, comente. Se funcionou, comente. Se não… comente também! Sua opinião ajuda a melhorar o blog e, logicamente, fornecer conteúdo de qualidade para quem está com problemas.

Esse conteúdo foi postado originalmente no blog da HTBRAZ Connect, em 02 de julho de 2014, e pode ser conferido aqui.

Que tal se especializar em ambientes de redes?

A Impacta possui os melhores os cursos e certificações em redes. Conheça as opções e torne-se um profissional ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.

4 Comentários

  1. Rodrigo Reis disse:

    Eu queria saber como colocar o safe key no hyper-v esse safe key e igual um pendriver que vem com serial. Ele não aparece igual um disco removivel ele aparece no gerenciador de dispositivos.

  2. tenho um pendriver de 8Gb e quando coloco na porta USB ele o sistema detecta mas diz que o dispositivo teve um mal funcionamento e ai com isso não mostra o dispositivo USB.
    Eu preciso de software para resolver esse problema, qual seria? e você pode por favor conseguir pra eu resolver esse problema?
    Obrigado

  3. Mario disse:

    Precisei aqui pra fazer uma VM reconhecer o meu HD externo e funcionou direitinho!
    Valeu mestre Edu!

  4. olha nao consegui fazer um not com w10, e um ahp laser usb, na wts server 2012, dentro de hiper-v, funcionar o redirecionamento, nao imprime de um sistema do servidor para hp local.. usb, fora da empresa.. poderia me ajudar? obrigado!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!