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Dicas de como gerenciar uma base de e-mail marketing

Autor: Redação Impacta

Ainda que o e-mail marketing seja uma das ferramentas “mais experientes” à disposição dos profissionais de marketing e comunicação, ela segue como uma das mais importantes – e onde muitas empresas apostam suas fichas a fim de obter um retorno significativo sob seu investimento em marketing digital.
Apesar disso, há muito desentendimento sobre seu funcionamento, principalmente no que tange a otimização de seus resultados e diante do desafio de manter os inscritos satisfeitos ao mesmo tempo em que os e-mails alcançam seus objetivos.
Separamos algumas dicas, com base no conteúdo criado por importantes profissionais da área, para facilitar o entendimento e o uso do e-mail marketing dentro de suas estratégias.

Como segmentar uma lista de e-mail

A melhor forma de segmentar é “diretamente”, ou seja, adicionando inscritos individualmente à sua lista. Você pode fazer isso usando check boxes nos formulários de inscrição para que o usuário dê opt-in em listas específicas ou utilizando formulários direcionados em áreas específicas do seu site. Lojas virtuais também conseguem segmentar seus usuários de acordo com as divisões de categorias de produtos.
Resumindo, quão mais minuciosa sua segmentação, mais bem sucedida ela será. Por exemplo, uma loja virtual de moda pode segmentar por gênero, estilo, tamanho, idade, etc.

Como segmentar uma lista de e-mail com baixo orçamento

Exemplos de empresas com orçamento limitado são ONGs e instituições de caridade. Por outro lado, o que essas empresas têm em abundância é conteúdo (com foco nas pessoas ou causas que apoiam, seus voluntários, etc).
Esses tópicos são ideais para um blog ou para mídias sociais, que se posicionados corretamente ajudam a reunir inscrições de e-mail. Associe o formulário de inscrição a esse conteúdo e faça uso de um bom call to action que explique porque as pessoas devem se inscrever em sua lista. Lembrando que oferecer newsletter não é um bom call to action.

Como construir do zero uma lista de contatos relevante

É simples: seja o mais agressivo possível. Utilize uma aproximação multicanal para coletar dados em seu e-commerce, blog, mídias sociais, com o departamento de vendas (que entra em contato com prospects todos os dias), faça ações pontuais, etc.

Como atingir uma base de usuários mais velhos

Uma vez que o e-mail existe há cerca de 35 anos, a geração mais velha tem uma boa relação com ele (talvez até mais do que com as mídias sociais). No entanto, as regras para conseguir engajamento de um grupo de pessoas através de e-mail marketing são padronizadas. Seus e-mails têm que ser relevantes e pontuais ou irão falhar, não importa qual seja seu público-alvo.

Qual tipo de subject é mais efetivo

O título de seu e-mail deve contar uma história completa, da mesma forma que a manchete de uma matéria de jornal. Você nunca deve deixar o usuário em dúvida sobre do que se trata sua mensagem. Se seguir essa regra, tendo conteúdo ao mesmo tempo pontual e relevante (e direcionado à uma base segmentada), as chances de seu e-mail seu aberto são grandes.

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