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24 coisas para considerar no design e desenvolvimento de um website – Parte II

No artigo anterior abordamos cinco características a serem consideradas na otimização de um website, seguindo conceitos de design e desenvolvimento. A seguir, continuamos a série com mais cinco dicas para ajudá-lo a aprimorar a construção, navegação, usabilidade e interação de seu site. Confira:

6. Funcionalidade

Ao pensar sobre funcionalidade, há algumas questões a considerar. Seu website é literalmente funcional? Existem falhas de carregamento ou links corrompidos? As características de segurança são adequadas às necessidades de seu negócio? Além destas questões operacionais, é crucial observar as características de seu website pela ótica do usuário. Sessões como cadastro, pesquisa e feeds estão funcionando corretamente? Problemas em uma ou mais destas sessões podem afastar o usuário de seu site permanentemente.

7. Navegação

Se um website é confuso ou difícil de navegar, seus clientes podem sair dele e não voltar mais. Para aumentar a eficiência da navegação de seu site, analise-o como se você fosse um visitante novo. Uma maneira simples de melhorar a navegabilidade do visitante em seu site é inserir um site map, ou “mapa do site”. Além disso, é possível melhorar consideravelmente a navegação em seu site ao eliminar páginas desncessárias ou pouco acessadas. Isso pode diminuir o tempo de carregamento das páginas e melhorar a percepção da qualidade de sua marca na internet por parte do usuário e consumidor, que certamente relaciona a eficiência de seu website à de sua empresa como um todo.

 8. Usabilidade

Websites “fáceis de usar” são os que mais atraem e fidelizam clientes. Intuição, simplicidade, navegabilidade. É disso que trata o conceito de usabilidade. Ela pode ser aprimorada ao inserir as informações necessárias sobre seu produto ou serviço de forma clara, concisa e simplificada em seu website. Certifique-se de que site tem todas as características que fariam o usuário considerá-lo “fácil de usar”. Se um visitante de seu site, por exemplo, desejar se inscrever para receber newsletters, ele precisará “caçar” o botão para fazê-lo? Se ele desejar contatá-lo, suas informações de contato estarão dispostas de maneira clara o suficiente para tal? O layout de seu site possibilita – e estimula – o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais e consequente interação de usuários com sua marca? Estes elementos-chave são essenciais na otimização da usabilidade de seu site como um todo.

 9. Call to Action

Botões de call to action são atalhos que estimulam o usuário a realizar alguma ação. Entrar em contato, comprar algo em seu site, deixar um comentário em seu blog, etc. Inseri-los em seu website estimula o usuário a contatá-lo. Uma mensagem simples como “Entre em contato agora!” já demonstra que sua marca busca desenvolver uma relação com o consumidor. Botões de call to action devem ser sempre adequados para gerar o engajamento que se espera. Se o usuário está conhecendo sua marca ali, “convide-o” via call to action a inscrever-se para receber newsletters suas. Se ele já é um cliente, talvez ele tenha interesse em participar de programas de fidelidade de sua empresa. Independente do que você espera que o usuário realize em seu site, inclua sempre pelo menos um call to action por página.

 10. Carregamento rápido

Navegando na web, poucas coisas incomodam mais do que páginas que demoram muito para carregar. Muitos usuários podem jamais retornar a seu site devido a isso. Testar – acessando como usuário – o carregamento geral de seu site, o ajudará a identificar páginas ou elementos com problema de carregamento, que podem ser corrigidos. Para aumentar a retenção de usuários em seu site e oferecer-lhes uma experiência mais positiva, faça este tipo de análise periodicamente. Sites de carregamento rápido fornecem ao usuário a informação que ele quer quando ele quer. Se seu site não fornecer isso, pode ter certeza que o de algum concorrente o fará.

Concorda com estas dicas? Se já possui um website, realizou ou costuma realizar alguma delas? Compartilhe conosco nos comentários e continue acompanhando nossa série sobre otimização de websites via design e desenvolvimento, que continua amanhã.

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