faceboook

6 plugins para otimizar o SEO do WordPress.

Os plugins voltados para a ferramenta SEO são úteis para a otimização do seu site, trazendo melhor funcionalidade/praticidade em questões específicas.(...)

Autor: Redação Impacta

Na sequência de nosso especial sobre plugins para WordPress, abordaremos alguns que podem ser utilizados para otimizar seu site em termos de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização em sites de busca.

  O que é SEO?

 
SEO consiste em uma série de técnicas e boas práticas que podem ser utilizadas na geração de conteúdo de seu site para deixá-lo mais bem posicionado em portais de busca, como o Google, Yahoo, etc. Desta maneira, seu site tem mais destaque, o que pode, inclusive, tornar-se algo rentável posteriormente.
Conheça a seguir, plugins específicos para estes fins:

      1. Google XML Sitemaps

Como o próprio nome já diz, o Google XML Sitemaps é um plugin que cria um sitemap XML para seu site. Ele divide seu site em um mapa hierárquico, que auxilia o crawler do Google a inspecioná-lo. Quanto melhor for a passagem do crawler por seu site, melhor será sua indexação.
O plugin é gratuito e suporta qualquer tipo de URL que possa constar em seu WordPress. Talvez sua característica mais importante seja enviar protocolos automaticamente para os maiores portais de busca, informando-os de cada momento em que haja postagem de conteúdo novo. A maioria dos buscadores valoriza blogs que criam conteúdo relevante e original com maior frequência. Este plugin funciona bem com Google, Bing, Yahoo e Ask.com.

      2. WordPress SEO

WordPress SEO é um plugin gratuito da empresa especializada em SEO Yoast. Ele compreende uma série de ferramentas que ajudarão você a certificar-se que todo o seu site está pronto para ir ao ar. Sua melhor característica certamente é o fato de ser solicitada a escolha de uma palavra-chave antes de criar cada novo post, inevitavelmente te obrigando a pensar em SEO.

Ao concluir seu post, o plugin avalia sua escrita e alerta se você utilizou a tal palavra muitas ou poucas vezes. Ele também apresenta uma ferramenta que ilustra como seu post será visualizado nos resultados de buscas. Com isto, é possível verificar se seu título está muito longo, por exemplo, ou se sua meta descrição está interessante. O WordPress SEO contém ainda um plugin que o alerta se encontrar imagens sem alt text. Estes pequenos detalhes são importantes por ajudar o Google a compreender especificamente de que se trata seu site. 

      3. SEO Friendly Images

Se você instalou o WordPress SEO e descobriu que seu site conta com centenas de imagens sem alt text, você não está sozinho. Outro plugin gratuito, o SEO Friendly Images, poderá auxiliá-lo com isso de uma vez por todas. Este plugin o auxilia a otimizar o uso de imagens nos mecanismos de busca ao inserir automaticamente alt texts previamente especificados a determinados grupos de imagens. Sim, você precisará criar grupos de imagens e especificar o código de cada um, mas o processo ainda é certamente mais rápido e simples do que realizar a atualização de cada imagem individualmente.

      4. SEO Ultimate

SEO Ultimate é mais um plugin gratuito para WordPress que visa prover soluções  all-in-one em SEO. Aproveitando ao máximo seu potencial, é possível tanto atualizar retroativamente tags título e outros metadados, quanto empregar técnicas avançadas de textos-âncora, como deeplinking. Este plugin também oferece ferramentas poderosas que permitem que você posicione rapidamente seus elementos de SEO on-page, como cabeçalhos e tags título.

A função 404 Monitor do plugin merece destaque pois ela envia um alerta se for detectado que seu site está linkado a uma página que não existe mais. É comum conter vários destes links quando você realiza muitas mudanças na estrutura do site ou disponibiliza muitos links externos, e isso obviamente pode impactar negativamente em seus esforços de SEO.

      5. SEO No Duplicate
Muitas vezes, você pode se deparar com a situação de desejar – ou precisar – replicar conteúdo de sites externos. Mesmo que o conteúdo replicado seja publicado sob permissão dos autores originais e linkado de volta para a fonte, o Google ainda pode ver este conteúdo como duplicado. 
Este plugin pode ajudar nesse sentido, inserindo tags canônicas no cabeçalho de sua página. A tag canônica, acima de tudo, linka para o endereço “oficial” da página/conteúdo. Isso também pode ajudar quando diferentes endereços URL estão sendo usados para levar ao mesmo conteúdo. Buscadores enxergam ambas as versões da URL diferentemente e interpretam que o conteúdo de uma página seja copiado de outras. Tags canônicas neste plugin podem ajudá-lo em sua substituição.
      6. Sitemap Generator Plugin
Todos sabemos como sitemaps são importantes para SEO. Eles auxiliam na indexação, que é uma grande preocupação de grandes websites. O plugin Sitemap Generator (ou gerador de sitemaps) não é apenas um gerador de XML. Ele é altamente customizável e suporta categorias multinível, exclusão de categorias/páginas, adições de permalink, e muito mais. Este plugin está disponível em mais de 20 idiomas.
 
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se você já utilizou algum desses plugins!

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!