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Você entende a importância das métricas de marketing no seu negócio?

Conforme o último relatório da e-bit, o ano de 2013 deve terminar com resultados positivos para o comércio eletrônico brasileiro. A previsão é que o setor atinja um faturamento de R$ 28 bilhões, o que representa um crescimento nominal de 25% em relação a 2012. É por esse potencial demonstrado pelo e-commerce que cada vez mais pessoas tendem a entrar nessa plataforma de vendas, aumentando assim a disputa pelo cliente virtual. Mas será que as empresas online estão se preparando para essa concorrência? Muitas empresas utilizam redes sociais, Adwords, noções de Usabilidade, Analytics, pagam diversos softwares para gerar outros diversos relatórios, tudo isso a fim de mensurar os resultados de suas ações. Mas o que está sendo feito com tudo isso? A SLI Systems conseguiu responder, através de uma pesquisa com 160 organizações globais, essa questão, mostrando que empresas de comércio eletrônico no mundo todo estão perdendo oportunidades importantes para melhorar a eficácia, alcance e retorno (ROI, Return On Investment) de seu marketing e programas de vendas. A pesquisa aponta que 57% das empresas admitem não utilizar seus relatórios de site de busca e informações para otimizar seu desempenho. E para piorar, cerca de 30% delas admitiram não saber como usar os dados de forma eficaz. Apenas 25% dos varejistas dizem integrar dados de pesquisa do site em campanhas de e-mail marketing para melhor personalizar ofertas para os clientes – sendo 27% desse total criação de páginas de destino, 13% otimização em cima de sites de busca e apenas 11% integração de pesquisa de site com vários canais de mídia social para melhorar a amplificação. Como a personagem Alice, de Lewis Carroll, talvez um dos motivos pelos quais muitas pessoas não sabem o que fazer com os dados obtidos é não saber onde querem chegar: “Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato. Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice. Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.” O que adianta ter ferramentas que mostrem a Taxa de Abertura, Opt-out, CPC, CPM, visualizações únicas, alcance, entre outros, se você não sabe mensurar se os números obtidos são positivos ou negativos nem o que fazer para melhorar estes resultados? É preciso saber exatamente o que se pretende com as ferramentas de análise para então construir métricas realistas, que acompanhem e demonstrem o alcance ou não dos seus objetivos. Pense sempre na melhor experiência do usuário dentro do seu site e no desempenho da loja virtual e/ou anúncio como fatores extremamente relevantes. Com isso, saia na frente no mercado de vendas eletrônicas. Pare de só olhar números e comece a entender o que o cliente realmente está fazendo no seu site. Otimize! Faça teste A/B. Segmente melhor. Veja quanto tempo você leva para finalizar uma compra dentro do seu site. Aprenda a utilizar as ferramentas a seu favor e deixe seus concorrentes para trás.
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