faceboook

Redes de computadores: A relevância de seu domínio!

Uma rede de computadores é apenas um conjunto de estações de câmbio de informações, conectadas através de um subsistema de comunicação.

Autor: Redação Impacta

Uma rede de computadores nada mais é do que um conjunto de estações de câmbio de informações, conectadas através de um subsistema de comunicação. 
Havendo dois ou mais computadores interligados e compartilhando informação, tem-se uma rede de computadores. A própria internet pode ser considerada um sistema de rede, visto que seu objetivo é exatamente garantir a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos. Redes são essenciais para a disseminação de conteúdo ao redor do mundo.
Pensando em uma escala menor, também são de suma importância dentro do ambiente corporativo e, por vezes, até no doméstico, uma vez que garantem a rapidez no fluxo de dados, algo cada vez mais importante em nosso dia a dia.
Estamos cada vez mais conectados. Isso é fato e não é novidade para ninguém. No meio corporativo, boa parte das informações (para não dizer sua totalidade) é gerada e transmitida através de sistemas de redes de computadores.
Em tempos de valorização da informação, onde ter o domínio de seu fluxo é algo crucial para a sobrevivência de uma empresa, a capacidade de construção e manutenção de redes torna-se uma das características mais demandadas pelo mercado.
E os grandes “salvadores” ou “estrelas” nesse processo, sem dúvida são os tecnólogos de redes de computadores. Só através deles, a integração de dados e a disseminação da informação torna-se possível, garantindo a manutenção de processos corporativos e a comunicação assertiva dentro e fora das empresas.
Se as funções deste profissional já eram imprescindíveis para o funcionamento do mercado como um todo, nos próximos anos, sua relevância tende a aumentar ainda mais.
Por conta da constante modernização dos sistemas computacionais, do crescimento da comunicação unificada, da frequente manutenção estrutural de Data Centers, e da expansão do uso de cloud computing, a demanda por profissionais especializados em Redes de Computadores é cada vez maior. 
A grande tendência é o aumento inclusive do número de vagas no mercado, uma vez que todas as empresas que contem com sistemas computacionais em seu processo precisarão se modernizar e acompanhar as reinvenções do mercado.
Tecnologias como banda larga móvel e smartphones, por exemplo, até anos atrás eram pouco disseminadas, e hoje em dia demandam profissionais qualificados em todo o seu processo. O grande trunfo do mercado de redes de computadores é que seu espaço de atuação sempre estará em expansão, afinal, a necessidade de implantação e manutenção de sistemas de computação sempre existirá.
Até mesmo o setor público tem se digitalizado. Segmentos jurídicos, políticos e etc estão cada vez mais informatizados, sem perder a crucial característica de necessidade de transmissão de dados com rapidez e eficiência.
Segurança de redes, arquitetura de redes, sistemas de hardware, software e banco de dados são conhecimentos necessários para o domínio na área. A primeira vista, pode parecer uma formação complexa, mas os ganhos de um analista de redes ou de um gerente de suporte de redes certamente valem todo e qualquer investimento na área.
Curtiu o post? Deixe nos comentários se o mesmo foi importante para seu conhecimento ou caso tenha ficado alguma dúvida no conteúdo!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!