faceboook

Design Gráfico ou Design Editorial?

Tudo com identidade visual que conhecemos nos dias de hoje é trabalho do designer, existindo dois tipos de design offline: o Editorial e o Gráfico.

Autor: Redação Impacta

Vivemos em um mundo onde tudo que vemos tem identidade visual – desde uma placa de outdoor, até a confecção de uma peça de roupa. Produtos e serviços que nos são oferecidos e que adquirimos são minimamente feitos conforme as necessidades de inovação das pessoas. 
E quem é responsável por esses trabalhos? O designer! Essa é uma profissão que está crescendo muito atualmente, pelo simples fato de que nos dias de hoje, o que mais leva o público à compra – incluindo a usabilidade e utilidade – está pensando no design.
Relacionar o profissional apenas com as agências é um erro que não pode ser admitido mais. As oportunidades para essa profissão dentro do mercado de trabalho atual são diversas e para todos os gostos, de meios digitais – como design de games – até mesmo design de automóveis.
Porém, existem áreas relacionadas ao design que são, digamos, mais “off-line”, que fazem a produção e diagramação de páginas. Isso mesmo, páginas! São chamados design Editorial ou design Gráfico. Mas não se preocupe, vamos explicar cada diferença sobre esses tipos. Confira!

   O que é design Editorial?

O profissional que está nessa área trabalha com a criação, planejamento e elaboração de projetos gráficos em publicações de múltiplas páginas.
Tem atuação não só em meios impressos – como jornais, revistas e livros -, mas também em blogs, sites de notícias e E-books. Isso porque a transformação digital não para de crescer, fazendo meios “antigos” terem que se atualizar para continuarem na ativa.
A experiência que o público visualiza o valor das coisas é um ponto extremamente importante para a área editorial, necessitando o alinhamento entre o design das páginas e o texto inserido nelas.
O espaço da publicação é estrategicamente melhor aproveitado se a informação for boa em apresentação e organização, levando o leitor a engajar e compreender melhor a proposta.

   O que é design Gráfico?

Como o profissional dessa área trabalha muito com publicações impressas, é preciso ter um aprofundamento nos conhecimentos sobre diagramação e produção – qual tipo de papel seu material será impresso ou a melhor cor para determinada imagem.
Normalmente, os designers gráficos trabalham voltados para a produção de uma página, fazendo trabalhos como a arte reproduzida na embalagem de um produto, peças publicitárias e sua identidade visual.
As áreas fornecidas pelo mercado de trabalho para a atuação desses profissionais são amplas: além das tradicionais agências, os designers podem estar presentes em editoriais, jornais e revistas ou qualquer outro local que produza material próprio.

   Como se preparar?

Não se engane achando que apenas a área de design Gráfico que trabalha com diagramação, porque ambas utilizam muito dessa técnica já que abrange o pacote Adobe – Photoshop, Lightroom, Illustrator, After Effects, Premiere Pro e, em especial, o InDesign.  
O profissional que escolher qualquer uma dessas duas áreas irá precisar – e muito – de conhecimentos de design e direção de arte, além de saber manusear bem o InDesign.
A ferramenta serve para estruturação e organização de páginas – revistas, jornais, livros e outros diversos formatos. Para que haja um domínio da mesma é necessário praticar e ter muita atenção em cada formato. Fazer um curso de InDesign também é uma ótima opção de obter qualificação em pouco tempo. 
É importante lembrar que a área de design está crescendo e se expandindo cada vez mais, juntamente com os avanços da tecnologia, possibilitando uma demanda de vagas ainda maior. 
Para aqueles que não conhecem muitas áreas dentro dessa profissão é muito relevante que pesquise e se informe se for a carreira que deseja seguir, já que opções são o que não faltam! 
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se entendeu a diferença entre eles e se deseja seguir carreira nessa área! 
 

1 Comentário

  1. duzek disse:

    Esclarecedor!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!