faceboook

Design Gráfico – O que são Infográficos?

Autor: Redação Impacta

Por Eduardo Engelmann*

Infográficos são representações visuais de uma informação. Bacana, mas o que significa isso?

O que realmente é um infográfico?

Todo ser que já viu um infográfico, sabe como é, mas não sabia que tinha esse nome. Por exemplo, você abre o jornal e tem um gráfico demonstrando a evolução do câmbio entre dólar e real. Isso é um infográfico.

Numa outra matéria sobre os problemas do joelho do Ronaldo, você vê um desenho mostrando ossos, músculos e cartilagens do joelho – não é aula de anatomia, é infografia.

Foi descoberta uma nova reserva de ouro no Estado de Roraima – aparece um mapa do Brasil com o Estado de Roraima em destaque – também é infografia.

Vai começar o campeonato brasileiro, na matéria temos a tabela do campeonato – isso também é infografia.

Infografia é uma forma ilustrada, por desenhos ou fotografias, ou ainda juntando os dois, de forma a apoiar o texto de uma matéria ou ainda de um determinado assunto. Alguns livros técnicos utilizam demais a infografia. O manual do seu carro é repleto de infográficos. O manual do seu liquidificador, que você provavelmente não abriu uma vez sequer, é repleto de infográficos.

Basicamente a infografia é empregada onde a informação precisa ser explicada de uma forma mais dinâmica, mais visual, facilitando assim o entendimento do texto.

A infografia é um recurso muito antigo e considero (eu considero) Leonardo da Vinci o pai da infografia moderna. Sim, já existia infografia antes de Leonardo, mas ninguém sabia que se chamava infografia.

Hoje, com a necessidade da informação ser absorvida de maneira mais rápida, os infográficos estão sendo utilizados em grande escala. Mas há que se ter consciência de um detalhe: a infografia não pode competir com um texto, ela tem que complementar o texto. E isso é uma das tarefas mais complexas de ser executada.

Acredito que o infografista, profissional caçado a laço devido à escassez no mercado, exerce uma das atividades mais complexas do design gráfico.

Por que?
Porque o infografista completo deve possuir algumas qualidades que tornam esse profissional escasso. Vamos a elas:

  1. Saber interpretar um texto, ou seja, tem que gostar de ler. 
  2. Saber escolher o que deverá ser apresentado no infográfico, aquilo que realmente é importante. 
  3. Saber rafiar – sim, tem que saber desenhar – não precisa elaborar uma ilustração, mas efetuar a marcação do que será desenhado, qual a sequência e com um aproveitamento de espaço que não brigue com o texto. 
  4. Conhecer o trio calafrio: Photoshop, Illustrator e Indesign – são os três softwares mais utilizados no desenvolvimento de infográficos. 
  5. Saber diagramar – muitas vezes a página que contém infográficos é diagramada pelo infografista. 
  6. Saber trabalhar em equipe – essa equipe é composta de pelo menos duas pessoas, o autor do texto e o infografista. 
  7. Ser ágil, rápido na criação e execução da arte, principalmente se for trabalhar em jornais. 
  8. Gostar de blues – coloquei isso porque sou apaixonado por esse estilo musical.

Ouvi um comentário num seminário de infografia há 5 anos, onde um dos palestrantes, perdão, não lembro o nome do cara, disse o seguinte: “-Se você desembarcar no Aeroporto Kennedy em Nova York, segurando uma placa escrita I WORK WITH INFOGRAPHICS, alguém irá se aproximar de você e oferecer um emprego.”

Este mês falaremos mais de infografia. Isso foi só um aperitivo. Saúde!

*Eduardo Engelmann é Gestor do Clube do Designer. Atuou como ilustrador, infografista e designer gráfico nos últimos 30 anos.
 

5 Comentários

  1. Jacy Lopes disse:

    Sou Artista pástico/ilustrador.
    Casualmente vi sua matéria. Muito bacana.
    Parabéns pelo seu caminho.

  2. juuuuu disse:

    aii eu gostei do seu artigu legal

  3. Maria disse:

    Sou professora de português e para trabalhar com o gênero, infográfico, procurei em vários sites e a sua foi a melhor explicação. Parabéns!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!